GPS Brasília comscore

Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega ao CCBB Brasília

Inspirado na clássica personagem de Machado de Assis, o espetáculo traz reflexões pelo olhar feminino no teatro
Eu capitu (Flavia Canavarro)

Compartilhe:

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília se prepara para receber uma produção teatral singular que promete provocar reflexões sobre a condição feminina no universo machadiano. ‘Eu Capitu’, espetáculo baseado no clássico romance ‘Dom Casmurro’ de Machado de Assis, será apresentado de 22 de fevereiro a 17 de março de 2024, com sessões de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 18h.

A peça, escrita por Carla Faour e dirigida por Miwa Yanagizawa, propõe uma releitura do romance sob a ótica feminina, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre a história imortalizada por Machado de Assis.

Após sucesso de público no Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez à capital do país, coincidindo com o mês das mulheres.

A peça é inspirada no clássico Dom Casmurro de Machado de Assis (Daniel Barboza)

Em uma atmosfera que mistura o fantástico com o contemporâneo, a trama narra a jornada de Ana, uma jovem que, ao se deparar com os conflitos vivenciados pela mãe em um relacionamento abusivo, encontra na leitura de ‘Dom Casmurro’ uma conexão entre ficção e realidade. 

No desenrolar da história, Ana encontra uma figura misteriosa que se assemelha a Capitu, personagem icônica da obra machadiana, e assim, dá voz a uma narrativa que tradicionalmente é contada pelo olhar masculino.

Carla Faour, autora da peça, destaca que ‘Eu Capitu’ não busca uma abordagem realista, mas sim uma interpretação do universo simbólico e metafórico, explorando temas como machismo, dores e silenciamentos enfrentados por mulheres contemporâneas.

Eu capitu (Flavia Canavarro)

Além das apresentações regulares, o projeto inclui sessões acessíveis nos dias 2 e 9 de março, com interpretação em LIBRAS e audiodescrição, respectivamente. Também haverá uma roda afetiva de conversa com a equipe do espetáculo e duas oficinas gratuitas, enriquecendo a experiência do público.

A produção conta com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e reforça o compromisso em dar voz e visibilidade às questões femininas em um mundo predominantemente narrado por homens.

SERVIÇO:  Espetáculo ‘Eu Capitu’ 

Local: Teatro do CCBB Brasília 

De 22 de fevereiro a 17 de março de 2024

Quinta a sábado, 20h

Domingo, 18h

* 02/03 – LIBRAS e roda de conversa após o espetáculo

* 09/03 – Sessão com audiodescrição

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada), disponibilizados toda sexta-feira, às 12h.

À venda na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min