**Caminhar** é, definitivamente, uma boa decisão para quem quer **garantir uma boa saúde e lutar contra aqueles quilinhos a mais**. Um estudo científico publicado na revista Nature Medicine feito pela Universidade Vanderbilt, Tennessee (EUA), revela que dar **8.200 passos por dia** (o que daria mais ou menos 6,8 quilômetros) pode ser uma prática aliada na hora de **manter o peso e de prevenir o risco de obesidade**.
A pesquisa coletou dados entre **6.042 americanos (de 41 e 67 anos)** que, durante **quatro anos**, usaram relógios inteligentes para monitorar e registrar dados relacionados às práticas desportivas e caminhadas que faziam. E parece que os benefícios se estendem também no **controle da diabetes tipo 2, hipertensão, refluxo, apneia do sono e depressão**. Porém, para os **obesos**, os benefícios são refletidos na saúde a partir dos **11 mil passos por dia**.
É claro que já é de conhecimento geral que, assim como a automedicação não é recomendada, vale a pena ter o **acompanhamento de um profissional** para a realização de qualquer **atividade física** e para a introdução de **dietas**. Mas uma caminhada pode ser o **start ideal** para quem quer deixar de ser ocioso, ainda mais hoje que é uma segunda-feira, dia em que muita gente promete mudar de vida. Não é mesmo?