Voltar a praticar atividades físicas após uma cirurgia de coluna é uma dúvida comum entre pacientes que passam pelo procedimento. Mas, segundo o cirurgião ortopédico Rodrigo Lima, especialista em cirurgia robótica, a resposta é clara: sim, é possível e seguro retomar a rotina esportiva.
“É um mito quando dizem que, após uma cirurgia de coluna, você não vai mais poder praticar atividade física, correr ou fazer esportes. Hoje, com toda a tecnologia e novas técnicas, as cirurgias de coluna são cada vez menos invasivas”, afirma o especialista.
De acordo com Lima, os procedimentos modernos minimizam os danos tissulares, permitindo uma recuperação mais rápida. “A lesão tecidual é mínima. Isso faz com que sua recuperação seja mais rápida, possibilitando o retorno às rotinas diárias, como trabalho e lazer, em menos tempo”, explica.
No entanto, o retorno às atividades físicas deve respeitar o tempo adequado de cicatrização e ser acompanhado por profissionais capacitados. “Você vai poder voltar a praticar esportes, academia, corrida e até esportes de impacto, desde que respeite as orientações do seu médico. Além disso, treinar com um especialista na área é fundamental para recondicionar o corpo de forma segura”, recomenda Lima.
O cirurgião reforça que o retorno deve ser progressivo e planejado. “Sempre depois de um tratamento, siga as orientações do seu médico e avance aos poucos. Assim, você pode recuperar seu condicionamento e voltar a fazer o que gosta sem riscos”, finaliza.