A grande euforia para a volta do Carnaval de rua no país acendeu um alerta nas autoridades sobre a saúde e a segurança dos foliões mais animados.
Tanto que o Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (17), uma campanha de prevenção às **infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)** para conscientizar as pessoas sobre os grandes riscos do sexo sem segurança.
A **ginecologista Érika V. S. Jordão**, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, lembra que é importante
que os foliões prestem atenção com quem vão se relacionar.
“_IST não tem cara, não tem tipo. O próprio beijo pode transmitir doenças, que é a mononucleose. Essa tem tratamento e curta duração_”, explicou.
A médica também alerta que, a depender do relacionamento, pode resultar em doenças mais graves.
“_Em relação ao sexo, tem que ser sexo protegido, não há motivo para não usar camisinha. E não há motivos para não se proteger, já que o governo oferece de forma gratuita camisinhas para a população. E assim é possível prevenir HIV, sífilis, HPV e tantas outras doenças. Vale lembrar que algumas delas não têm cura e isso pode estragar não apenas o Carnaval, mas o resto da sua vida_”, alertou a médica.