Uma noite especial marcou a Câmara Legislativa do Distrito Federal na última quinta-feira (17). Apesar da tristeza em meio a circunstâncias difíceis, o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB-DF), policial civil aposentado, ressaltou a importância de homenagear os policiais militares de Goiás e os policiais civis do Distrito Federal que desempenharam um papel crucial na elucidação do assassinato da policial civil Valderia da Silva Barbosa Peres.
“Foi uma noite especial para todos nós, apesar da tristeza do momento e das circunstâncias que nos trazem aqui hoje. Não podemos deixar de agradecer a esses policiais que bravamente combatem a violência, em especial a violência contra a mulher. Tivemos uma colega que teve sua vida brutalmente ceifada, e eles precisavam dar uma resposta à sociedade. Os policiais agiram no dever de sua atividade e hoje a Câmara resolve homenagear esses bravos policiais e, da mesma forma, a família de nossa colega que aqui se encontrou“, enfatizou o presidente Wellington Luiz.
O ato de reconhecimento e agradecimento ocorreu no auditório da Câmara Legislativa. A iniciativa celebrou o empenho e a dedicação dos policiais que se uniram em uma operação conjunta para localizar o suspeito do assassinato da policial civil Valderia da Silva Barbosa Peres, de 45 anos. Valderia servia na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam II) e teve sua vida ceifada de forma brutal em Brasília, na última sexta-feira, 11 de agosto.
O suspeito do crime, identificado como Leandro Peres Ferreira, ex-companheiro da vítima, foi localizado após uma ação intensa e coordenada entre policiais militares de Goiás e policiais civis do Distrito Federal. Ferreira, que tentou resistir à prisão, acabou morto durante a operação realizada em Porangatu (GO).
O gesto de homenagem da Câmara Legislativa reconhece a coragem, a determinação e o profissionalismo dos agentes de segurança envolvidos na investigação e captura do suspeito, enfatizando o comprometimento desses profissionais na luta contra a violência e em defesa da segurança e dignidade das mulheres.