O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou, nesta segunda-feira (8), que o governo do país pretende suprimir a medida aprovada pelo Partido Popular em 2013 e que concedia visto a estrangeiros, o que inclui brasileiros, que investissem mais de meio milhão de Euros na compra de imóveis no país europeu. A informação é do jornal El País.
Segundo o presidente, o golden visa “não condiz com o modelo de país que a Espanha precisa”, e promove a especulação imobiliária e aprofunda a desigualdade social espanhola.
“Vamos tomar as medidas necessárias para garantr que a residência seja um direito e não um mero negócio especulativo. Hoje, 94 de cada 100 vistos deste tipo estão vinculados ao investimento imobiliário e se concentram, logicamente, em cidades importantes, como Barcelona, Madrid e Valência”, disse Sánchez.
Em suas declarações, o premiê enfatizou que esses territórios estão enfrentando um mercado imobiliário altamente tensionado, o que torna a busca por moradia digna quase impossível para os nativos e residentes locais.
Sánchez concluiua a fala ao reforçar que o modelo de investimento especulativo em moradia não é o ideal para a Espanha, pois além de conduzir ao desastre econômico, também aprofunda a desigualdade social, o que impediria que muitos jovens e famílias espanholas tenham acesso a uma “moradia digna”.
Ver essa foto no Instagram