Além do aumento das chuvas, a queda na temperatura é uma realidade para os brasilienses. Para alguns, esse clima é a oportunidade perfeita de tirar do closet as roupas de frio, mas, ao desenterrar essas peças, sempre há a possibilidade de uma surpresa indesejada: a presença das manchas de mofo.
As características manchinhas pretas surgem porque o fungo gosta de se alimentar do tecido e das fibras, e se prolifera facilmente em ambientes escuros e abafados, como os guarda-roupas.
Para evitar esse inconveniente e não simplesmente jogar as roupas fora, o ideal é manter a casa sempre ventilada e nunca guardar as peças quando ainda estão úmidas ou sujas.
Sendo assim, o primeiro passo é analisar a roupa com atenção. Se o mofo aparenta estar na roupa há muito tempo, é importante remover o quanto antes, pois do contrário, ele pode manchar permanentemente e corroer o tecido.
Ao fazer essa verificação, é indicado colocá-las em um local arejado, que ajuda no processo de retirada. E de nada adianta higienizar as vestimentas sem cuidar da origem do problema; é necessária a limpeza do armário e das paredes próximas.
Além da lavagem comum, o uso de receitas caseiras para a pré-lavagem ajuda no processo. Confira algumas dicas:
Em casos de roupas brancas
Para acabar com as manchas de mofo em peças brancas, a dica é preparar a mistura de um litro de água sanitária com uma xícara de açúcar, já que este é um agente que agiliza o processo.
Após realizar a diluição, aplique em toda a região, aguarde até que a mancha desapareça e lave normalmente.
E as roupas coloridas e escuras?
Para esses casos, também há uma receita. Basta adicionar ½ xícara de vinagre branco em dois litros de água em um balde, deixando a roupa de molho por cerca de uma hora. Após este período, lave normalmente.
Mesmo se as receitas citadas não derem certo, ainda há solução
O bicarbonato de sódio é um aliado potente. Para cada litro de água quente, misture uma colher de chá de bicarbonato e deixe a roupa imersa, lembrando que a dosagem pode depender do tamanho da mancha da roupa.
Roupas de bebê
Como a pele do bebê é mais sensível, é necessário um cuidado maior em casos de mofo nas roupas. Além da recomendação de lavá-las separadamente para diminuir o risco de contaminação, também é indicado uma lavagem mais delicada.
Sendo assim, a receita é: misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre de álcool sobre a região do mofo. Após deixar agindo por alguns minutos, deixe a peça em água quente por 30 minutos e siga o processo de lavagem normalmente.
Roupas de couro também podem ficar com mofo
Por serem delicadas, as peças de couro precisam de cuidados especiais. Então, antes da aplicação de qualquer produto, é indicada a escovação com escova de cerdas macias.
Em seguida, umedeça um pano limpo em vinagre de álcool puro e passe na região até limpar totalmente. Só então utilize um pano 100% seco e limpo e, em seguida, hidrate o couro na sequência para não danificar ou ressecar a roupa.
Para realizar a hidratação, umedeça o pano limpo e seco com óleo de amêndoa, espalhe por toda a peça e deixe agir por 15 minutos. Com um outro pano, retire o excesso do óleo, deixando-a pronta para o uso.