Não é novidade para ninguém que o Brasil é berço de grandes talentos do futebol mundial. Por isso, os maiores times do mundo têm o costume de mandar “olheiros” para o País à procura de jogadores promissores, ou, então, investem em escolinhas de futebol nas cidades brasileiras. É o caso do clube francês Paris Saint-Germain, que possui 52 unidades espalhadas pelo território nacional, uma delas sendo em Brasília.
A expansão global da PSG Academy, escola oficial do time, é uma marcante iniciativa de base esportiva no futebol mundial. Presente em mais de 50 países, a academia não só promove a formação técnica de jovens atletas, mas também se consolida como uma ponte entre culturas e valores. No Brasil, são cerca de 15 mil alunos que treinam semanalmente nas escolinhas, todos com um sonho em comum: construir uma carreira sólida e de sucesso no futebol.
O diretor técnico nacional, Igor Pires, explica a metodologia utilizada para treinar os alunos na Academy, que não se limita somente ao desenvolvimento esportivo. “Nos baseamos em pilares como a formação de valores, o trabalho em equipe e o fair play, enquanto moldamos jogadores inteligentes e criativos, capazes de tomar decisões estratégicas em campo”, afirma.
Já o vice-presidente da PSG Academy Brasil, François Marot, destaca que “cada jovem atleta é incentivado a crescer e se destacar, seja qual for o seu nível, recebendo um acompanhamento personalizado que considera o ritmo e as necessidades individuais”.
Em Brasília, a escolinha está localizada no Setor de Clubes Esportivo Sul, próxima ao Clube Olímpico Assefaz.