GPS Brasília comscore

Escola Eleva Brasília tem novo diretor

Lucas Garcia assume o posto depois de atuar por mais de 15 anos em escolas particulares

Compartilhe:

Com um currículo de peso que inclui a expertise de coordenar e gerenciando escolas bilíngues em redes internacionais, Lucas Garcia, 38 anos, assume como novo head da escola Eleva Brasília. Desde que assumiu o posto, o profissional vem trabalhando com a Inspired Education Group, um dos maiores e mais inovadores grupos de educação no mundo, com mais de 100 escolas em cinco continentes, incluindo a rede Eleva.

 

O novo diretor tem como proposta implementar as melhores práticas e estratégias globais que impulsionem resultados e criem um impacto positivo para estudantes, educadores e toda a comunidade escolar. Com profunda compreensão dos desafios de uma instituição internacional e bilíngue, durante a pandemia, liderou um seminário online que reuniu as maiores mentes brasileiras sobre educação internacional e bilíngue – o Blue Summit. É, também, autor de um artigo sobre a proposta de legislação para educação plurilíngue.

“Acredito que a Educação é a chave para liberar o potencial humano e criar um mundo melhor. Adquiri vasta experiência na área, incluindo o desenvolvimento de currículos internacionais, metodologias ativas, formação de professores, e administração e gerenciamento de escolas”, explica o novo diretor, que tem profunda compreensão de seus desafios enquanto educador. “É um orgulho fazer parte da Eleva Brasília. Meu sonho como educador bilíngue converge para uma escola em que cada detalhe do cotidiano ofereça excelência acadêmica e alegria na convivência”, finaliza.

Formado em Humanidades pela LC College de Cheshire (CT), nos Estados Unidos, e em Filosofia pela APRA, na Itália, Lucas é fluente em inglês, italiano e espanhol, e possui, ainda, diversos MBAs: em neurociência na educação; em psicologia positiva e desenvolvimento humano; e em gestão educacional (USP). Participou de uma imersão sobre Liderança e Gestão Educacional, na Internacional Centre for Integral Formation, em Guadalajara, no México. Obteve um certificado digital de Liderança Educacional pela HarvardX, a universidade digital de Harvard.

 

WhatsApp Image 2023-08-28 at 16.51.57.jpeg

Confira a entrevista feita pelo portal GPS com o novo diretor.

 

1 – Quais são os pilares da sua gestão à frente da escola?

Os pilares da minha gestão na Escola Eleva são baseados em excelência educacional, inovação pedagógica, formação cidadã e desenvolvimento pessoal dos estudantes. Acredito que podemos criar um ambiente de aprendizado inspirador e acolhedor, onde cada aluno possa desenvolver seu potencial máximo tanto academicamente quanto pessoalmente.

 

2 – Quais são as suas principais expectativas na gestão educacional da escola a curto, médio e longo prazo?

A curto prazo, minha expectativa é consolidar uma comunicação sólida com a equipe escolar e as famílias, para alinhar objetivos e criar uma base para o sucesso dos alunos. A médio prazo, pretendo implementar práticas educacionais inovadoras que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. A longo prazo, almejo ver nossos alunos não apenas se destacando academicamente, mas também se tornando cidadãos globais éticos, capazes de enfrentar os desafios do mundo com confiança e compreensão.

 

3 –  Como vai ser sua postura em relação a esse novo formato de inclusão social, inclusive, à questão de gênero?

Tanto para mim quanto para a Escola Eleva, o respeito é um valor muito importante. Por isso, nós nos asseguramos constantemente de que a escola seja um ambiente seguro e inclusivo para todos os estudantes, independentemente de sua origem, raça, sexo, religião ou ideologia política. Preparar os alunos para viverem em uma sociedade cada vez mais plural, criando espaços de diálogo verdadeiro, é a única forma de vencermos os extremismos e generalizações do mundo atual.

 

4 – Qual é o perfil do Escola Eleva? É uma educação ética? Cidadã? Prepara os estudantes para o mercado de trabalho?  

Há um ano, o grupo Eleva foi comprado pela Inspired Education Group, grupo internacional com mais de 100 escolas de excelência pelos  cinco continentes, com sede em Londres. A Escola Eleva foi adquirida pelo grupo por ser uma instituição que oferece uma educação de excelência, completa e atualizada. Nosso perfil educacional é pautado na ética, na cidadania e na preparação dos estudantes para o mundo e para a vida. Promovemos uma educação que combina valores sólidos e uma visão global com bilinguismo com intuito de formar indivíduos capazes de pensar criticamente, colaborar e se adaptar a um mundo em constante mudança.

 

5 – Por que as famílias devem escolher a Escola Eleva para matricularem seus filhos? 

Porque oferecemos uma educação de alta qualidade de nível mundial, fundamentada em valores humanos e no desenvolvimento completo dos alunos. Nossa abordagem inovadora e bilíngue prepara os estudantes para os desafios do século XXI, enquanto nossa ênfase na inclusão e no respeito garante um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos. A Escola Eleva tem resultados muito expressivos no Enem, com aprovações nas melhores universidades do Brasil e várias das melhores universidades do mundo. Em Brasília, já estamos preparando nosso currículo para abordar o PAS desde o 9o ano em 2024. Em 2025, seremos a única escola brasileira em Brasília a oferecer um Ensino Médio com o melhor currículo internacional, o International Baccalaureate (IB Diploma), aceito em todas as melhores universidades do mundo.

 

6 – Quais são os pilares que sustentam a escola dentro dessa nova dinâmica mundial em que exige vencer tantos desafios em relação à qualificação, modernização e enxurrada de informações online?

Adaptação constante, a excelência acadêmica, a formação ética e cidadã, e a utilização criteriosa da tecnologia. Estamos comprometidos em preparar os alunos para lidarem com a vasta quantidade de informações online, ao mesmo tempo em que desenvolvemos suas habilidades críticas e capacidade de discernimento.

 

7 –  Quais os recursos tecnológicos que o Eleva aplica para modernizar o ensino?  

Utilizamos uma variedade de recursos tecnológicos para modernizar o ensino, incluindo plataformas de aprendizagem online, ferramentas interativas em sala de aula, laboratórios equipados e projetos de pesquisa que envolvem tecnologia. Não dispensamos o bom e velho livro de papel, caderno e lápis, mas acreditamos que a tecnologia é uma aliada valiosa para ampliar as possibilidades educacionais e melhorar a experiência de aprendizado dos alunos.

 

8 – A escola já está pensando num ensino voltado para inteligência artificial? 

Sim, estamos atentos às tendências educacionais e à evolução tecnológica. Embora a inteligência artificial ainda esteja em desenvolvimento no contexto educacional, estamos considerando suas aplicações éticas e pedagógicas. Nosso foco será sempre utilizar tecnologias inovadoras para enriquecer o processo educacional e preparar os alunos para um futuro dinâmico.

 

9 – Em razão de ter atuado boa parte em escolas internacionais, você pretende fortalecer o ensino de idiomas estrangeiros na escola?

Definitivamente, minha experiência reforçou minha convicção sobre a importância dos idiomas estrangeiros. Sou fluente em quatro idiomas e leio em seis, então, as línguas são algo vital para mim. Portanto, pretendo fortalecer o bilinguismo, proporcionando aos alunos uma sólida base linguística que os capacite a se comunicar eficazmente em um mundo globalizado. O aprendizado do inglês é essencial para a formação de cidadãos globais e abertos às diversas culturas do mundo.