Categories: Política

Erundina passa mal durante sessão da Câmara e é internada em UTI de Brasília

A deputada Luiza Erundina (PSol-SP) precisou ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após passar mal durante a sessão, nesta quarta-feira (5), da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Segundo a assessoria dela, o quadro é considerado “estável” neste momento. 

Aos 89 anos, Erundina discursava sobre uma matéria da qual é relatora no colegiado quando começou a sentir falta de ar e foi prontamente atendida pela equipe médica da Casa. Erundina, que além de deputada também é ex-prefeita de São Paulo, é a parlamentar mais idosa da atual legislatura. 

A notícia da hospitalização da deputada gerou comoção entre os presentes no plenário, levando líderes de diferentes partidos a pedirem o encerramento imediato da sessão. O pedido foi aceito pela Mesa Diretora, que encerrou os trabalhos em solidariedade à parlamentar.

De acordo com relatos de colegas que estiveram com ela pela manhã, a deputada se encontrava bem antes do mal-estar repentino. A situação de saúde de Luiza Erundina segue sendo acompanhada de perto por sua equipe médica e por familiares.

Repercussão

Pouco mais cedo, a deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) se solidarizou com Erundina, que é parlamentar há 25 anos. Segundo ela, a colega de partido passou mal após um “caos” causado, segundo Hilton, por “bolsonaristas” na Comissão de Direitos Humanos. Nas palavras de Erika, dois deputados de esquerda foram agredidos durante a reunião.

“Os mesmos bolsonaristas trouxeram para a Câmara um coach farsante, lhes deram um broche de Deputado, garantiram sua permanência em espaços exclusivos de parlamentares para que ele agredisse verbalmente as pessoas. Tudo isso ocorreu hoje. Em um dia marcado por uma escalada de violência nunca vista na Câmara, e enquanto líder do PSol, exijo PROVIDÊNCIAS do presidente Arthur Lira. A paz para trabalhar e o fim da violência cotidiana nessa Casa não é objeto de negociação, de toma-lá-dá-cá ou moeda de troca. É o básico que se espera de um Parlamento que tem o DEVER de trabalhar pelo povo brasileiro”, disse a parlamentar.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Governo lança projeto-piloto de sistema de alertas contra desastres

Onze cidades foram selecionadas para testes

5 minutos ago

Dia dos Pais: confira sugestões de presentes para a data

De itens da gastronomia a acessórios para deixar o seu pai mais elegante, preparamos uma…

52 minutos ago

Oposição denuncia prisão de líder e Maduro justifica as 2 mil prisões

María Oropeza é dirigente da campanha eleitoral de Edmundo González

1 hora ago

Lei Maria da Penha: 18 anos de conquistas e desafios

Em média, quatro mulheres ainda morrem por dia vítimas de feminicídio

1 hora ago

Ana Patrícia e Duda vencem letãs e vão às semifinais no vôlei de praia de Paris-24

Com o resultado, elas enfrentam as australianas Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy na…

1 hora ago

Diagnosticada com esclerose múltipla, Selma Blair atualiza estado

A atriz passou recentemente por um transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH)

2 horas ago