Categories: Life

Ermida Dom Bosco: de sonho profético a marco espiritual de Brasília

Brasília, cidade planejada e sonhada por muitos, tem na Ermida Dom Bosco um dos seus mais significativos marcos históricos e espirituais. Situada às margens do Lago Paranoá, a capela foi a primeira construção de alvenaria erguida na capital, ainda em 1957, antes da inauguração oficial da cidade. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o local oferece um dos melhores ângulos para contemplar Brasília. 

A capela que possui uma forma piramidal foi erguida exatamente sobre o paralelo 15º, em um ponto que faz alusão ao sonho profético de Dom Bosco. O padre italiano, fundador da ordem dos Salesianos e co-padroeiro de Brasília, sonhou em 1883 com o surgimento de uma terra próspera entre os paralelos 15º e 20º, uma visão que muitos, incluindo o então presidente Juscelino Kubitschek, interpretaram como a previsão do nascimento de Brasília.

São João Bosco

“Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: ‘Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”, sonho de São João Bosco. 

Dom Bosco, que dedicou sua vida à educação e à juventude, teve uma ligação especial com a futura capital brasileira. Sua profecia foi tão inspiradora que, ao planejar Brasília, Kubitschek e Israel Pinheiro, diretor da Novacap, decidiram homenagear o santo italiano com a construção da Ermida, como forma de pedir proteção divina para a nova cidade.

Foto: Arquivo Público
Foto: Arquivo Público

Além de seu valor espiritual, a Ermida Dom Bosco está inserida em um cenário natural de grande beleza. O Parque Ecológico Dom Bosco, onde a capela está localizada, foi recentemente reconhecido como Monumento Natural, protegendo a área e promovendo sua preservação. O parque oferece uma experiência completa, desde a contemplação espiritual até atividades de lazer, atraindo cerca de 20 mil visitantes por mês.

Tombada como patrimônio histórico de Brasília em 1988, a capela passou por reformas em 2020 para se adequar às necessidades de acessibilidade. O local agora conta com rampas de acesso, pisos táteis e placas com orientações em braille.

Foto: GPS|Brasília
Deck da Ermida Foto: GPS|Brasília

Emanuelly Fernandes

Posts Recentes

Câmara aprova texto-base do 2º projeto que regula a reforma tributária

Proposta inclui planos previdenciários PGBL e VGBL na incidência do ITCMD

22 minutos ago

Ex-deputado federal, Israel Batista assume cargo no Conselho Nacional de Educação

Nova jornada marca trajetória do político, que dedica a carreira ao ensino e à formação…

29 minutos ago

Alimentação: o que devo dar ao meu pet?

A alimentação e a nutrição dos cães e gatos são fundamentais para garantir a saúde,…

1 hora ago

DF: projeto usa coleiras refletivas em cães abandonados para evitar atropelamentos

Iniciativa de Daniel Donizet (MDB) distribui itens também para aumentar conscientização sobre adoção

1 hora ago

Ministério da Cultura cria nova categoria e inclui tradições populares na Lei Rouanet

nclusão de novas tipologias visa ampliar o suporte e reconhecimento de manifestações culturais tradicionais no…

2 horas ago

Dólar completa seis dias de queda e fecha a R$ 5,449 nesta terça (13)

Principal índice da bolsa brasileira, Ibovespa, registra alta de 0,97%

2 horas ago