O projeto “Abrace a Equoterapia” está trazendo alegria e qualidade de vida ao Parque da Cidade, em Brasília, ao atender crianças e jovens carentes entre 3 e 17 anos, portadores de deficiências ou necessidades especiais.
Desenvolvido em parceria entre a Federação Hípica de Brasília e o Governo do Distrito Federal (GDF), o projeto visa proporcionar um ambiente terapêutico e divertido para crianças com transtorno do espectro autista, síndrome de Down, paralisia cerebral, disfunções sensório motoras e, também, distúrbios de aprendizagem.
O projeto, que atualmente atende 100 crianças por mês, oferece mais de 400 aulas, seguindo um método terapêutico interdisciplinar que utiliza cavalos para promover o desenvolvimento psicossocial dos participantes.
Segundo Almir Vieira, presidente da Federação Hípica de Brasília, o objetivo é melhorar as condições das crianças e jovens atendidas.
“Buscamos o desenvolvimento psicossocial dessas pessoas para que tenham melhoria na qualidade de vida“, disse.
A equoterapia, praticada no ambiente arborizado do parque, proporciona uma série de benefícios, como melhoria do tônus muscular e força, desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, aumento da concentração e atenção, além de estímulo à linguagem.
O projeto é destinado a famílias com renda de até três salários-mínimos e disponibiliza facilidades como rampas de acesso, banheiros adaptados, espaço para acolhimento da família e lanchonete.
Para participar, as famílias interessadas podem realizar a matrícula das crianças, adolescentes ou jovens através dos números de telefone (61) 3322-1167 e (61) 3963-3767.