Categories: Cotidiano

Equador vence donos da casa sem correr riscos

**Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, um país anfitrião perdeu uma partida de abertura**, neste domingo (20). Com um time fraquíssimo, **o Catar foi amplamente dominado no primeiro tempo pelo Equador, que construiu o placar com dois gols de Enner Valencia.** Na segunda etapa, o selecionado sul-americano apenas circulou a bola e garantiu a boa estreia pelo Grupo A, que tem ainda Holanda e Senegal – estas duas seleções se enfrentam nesta segunda-feira (21).

**O primeiro tempo foi um passeio dos equatorianos. **Após o Catar começar o jogo embalado pela torcida, o rígido 5-3-2 montado pelo espanhol Félix Sánchez foi dando espaços no meio e na defesa, e o Equador, no seu 4-4-2, simplesmente amassou os donos da casa. Logo chegou ao gol com Enner Valencia, mas o belo lance foi bem anulado por impedimento – tão sutil que **o VAR demorou dois minutos para apontar a irregularidade, como se fosse um jogo do Campeonato Brasileiro.**

A pressão continuou e,** aos 15 minutos, Valencia recebeu passe de Méndez, driblou o inseguro goleiro Alsheeb e foi derrubado.** Pênalti claro, marcado pelo árbitro italiano Daniele Orsato, que ainda deu cartão amarelo ao arqueiro catari. **O próprio Valencia cobrou com categoria no canto esquerdo, deslocando o goleiro, para abrir o placar.**

A superioridade técnica e individual era tamanha que o segundo gol era questão de tempo. E **coube ao mesmo Enner Valencia ampliar o marcador, com uma cabeçada certeira, no canto direito de Alsheeb, aos 31 minutos, após cruzamento preciso de Preciado.** O 2 x 0 fez o Equador relaxar e dar mais espaços, mas o Catar não tinha qualidade técnica para aproveitá-los. **O maior sinal disso veio aos 49, quando Almoez subiu sozinho e perdeu um gol inacreditável ao cabecear longe da meta de Galíndez.**

O placar confortável do primeiro tempo fez o Equador de Gustavo Alfaro preferir ficar com a bola e criar pouco.** Os sul-americanos se postaram mais atrás, chamando o Catar, que produziu muito pouco, por absoluta falta de qualidade.** Sem Valencia, que saiu contundido, restava aos equatorianos circular a bola em busca de espaços, que não vieram.

O jogo ficou morno e **só aos 40 minutos, já diante de um estádio vazio, o catari Muntari perdeu boa chance, finalizando por cima, após passe longo.** Sem um adversário de qualidade, apenas no minuto seguinte o goleiro Galíndez, do Equador, pegou a primeira bola, em jogada sem perigo. Um lance que resumiu o que foi o jogo.

**Catar 0**
Al-Sheeb, Pedro Ró-Ró, Al-Rawi, Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Hatim, Boudiaf e Al-Haydos (Waad); Akram Afif e Almoez Ali (Muntari).
**Técnico: **Félix Sánchez

**Equador 2**
Galíndez, Preciado, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Méndez, Caicedo (Rodriguez), Plata e Romario Ibarra (Sarmiento); Estrada (Alan Franco) e Enner Valencia (Cifuentes).
**Técnico:** Gustavo Alfaro

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Saiba quais são as músicas mais aguardadas com lançamento previsto para outubro

Lady Gaga, Shawn Mendes, Coldplay estão entre os nomes com lançamentos neste mês

28 minutos ago

Ronda da Moda GPS|Brasília: por dentro dos últimos lançamentos

Ações para o Outubro Rosa e tendências que vieram direto das passarelas marcam as novidades…

1 hora ago

Maria Sofia, filha de Tatá Canhedo e Diego Pessoa, completa 3 anos

Aniversário ocorreu no Lago Sul e reuniu amigos e familiares da pequena

2 horas ago

Lula vota em São Bernardo e critica “candidatos que só sabem provocar”

O presidente votou acompanhado do candidato à prefeitura da cidade pelo PT

3 horas ago

#SkiSeason: as melhores estações de esqui da Suíça

St. Moritz, Zermatt, Grindelwald e Engelberg são ótimas opções para aproveitar o inverno suíço

3 horas ago

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro

3 horas ago