A única cidade brasileira a figurar no ranking montado pela Booking.com — que analisou os destinos mais buscados na plataforma para 2025 — é João Pessoa, capital da Paraíba, que ficou em terceiro lugar e reserva diversos atrativos para turistas de todo o mundo. Apesar de ser uma capital, o local mantém ar de cidade pequena e tem praias tranquilas.
De acordo com Yanko Lima, CEO e fundador da Mix Travel, João Pessoa realmente tem recebido um grande fluxo de turistas, os preços de hospedagem e alimentação ainda são atrativos mesmo com o aumento da procura. “Sem falar que o povo paraibano é muito hospitaleiro e as praias urbanas são belíssimas e balneáveis, ao contrário de algumas outras capitais de Nordeste“, diz.
Segundo ele, o público que procura a cidade é essencialmente de pessoas que viajam em família, por um período de cinco a dez dias.
Com paisagens naturais e uma rica herança cultural, João Pessoa conta com jardins botânicos, igrejas históricas e praias tranquilas, que unem beleza natural e história. Neste ano, a capital conquistou o selo de Cidades Árvores do Mundo pela terceira vez.
João Pessoa também oferece aos viajantes a oportunidade de explorar o artesanato local, como cerâmica e bordados, no Mercado Tambaú.
No entanto, com toda essa procura, Yanko Lima ressalta que os órgãos públicos precisam se atentar para a infraestrutura aeroportuária, que atualmente é um limitador para que o número de turistas aumente. “O aeroporto Castro Pinto, mesmo com as ultimas ampliações, ainda é muito acanhado”, analisa.
Dicas
Os melhores bairros para se hospedar em João Pessoa são os que ficam próximos à praia, como Tambaú, Cabo Branco e Manaíra.
Nos roteiros de viagem da agência da Mix Travel, não podem faltar um passeio pela orla de Cabo Branco, que conta com uma extensa faixa de areia branca e muitas opções de restaurantes e bares, as piscinas naturais da praia do Bessa, conhecidas como “Caribessa” por suas águas mornas e transparentes e a praia da Ponta dos Seixas (ponto mais oriental das Américas).
Um dos principais atrativos da cidade é o pôr do sol na Praia do Jacaré — que na verdade fica no município vizinho de Cabedelo. O cenário fica ainda mais especial por a bordo de uma canoa no Rio Paraíba ao som do músico Jurandy do Sax. O passeio custa R$ 60 e dura uma hora e meia.
A melhor época para visitar as praias de João Pessoa é entre novembro e fevereiro, quando o mar fica cristalino e esverdeado. Para os esportistas, a cidade fica mais atrativa entre julho e setembro, quando os ventos são mais fortes, o que é ideal para praticar kitesurf e windsurf.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa anual de Previsões de Viagem da Booking.com, em 2025, 83% dos viajantes brasileiros vão repensar suas maneiras de viajar e sair do convencional para descobrir destinos menos lotados.
De acordo com a pesquisa, a reputação de João Pessoa como uma das cidades mais verdes do mundo faz dela um local privilegiado para viajantes que buscam relaxamento e retiros focados em bem-estar.
Suas belas praias, parques naturais e locais históricos tornam a cidade um destino fabuloso para viagens de família com pessoas de todas as idades e gerações.