GPS Brasília comscore

Entidades pedem a Lula a 1ª indígena no STF. Saiba quem

Entidades representativas dos direitos dos povos indígenas do Brasil emitiram um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que indique a ex-deputada federal Joenia Wapichana, atual presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), como a próxima ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga ocuparia a cadeira deixada após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que deixa a Corte no início deste mês.

A carta, assinada por 10 entidades ligadas aos povos indígenas, foi entregue a Lula na semana passada. No documento, as organizações destacam que a nomeação de Joenia Wapichana para o STF representaria um marco histórico, permitindo uma maior promoção da igualdade no Poder Judiciário.

“A nomeação da Dra. Joenia Wapichana para o STF seria um marco histórico e um passo importante na inclusão de vozes representativas dos povos indígenas no sistema judiciário brasileiro”, destacou trecho da carta.

Joenia Wapichana é reconhecida como a primeira mulher indígena a se formar em direito no Brasil, conquistando seu diploma em 1997 pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Além disso, ela possui mestrado em Direito pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

A carreira jurídica inclui um feito marcante em 2008, quando se tornou a primeira advogada indígena a realizar uma sustentação oral perante o plenário do STF, durante a homologação que definiu os limites da Reserva Raposa Serra do Sol.

A carta foi assinada por diversas organizações indígenas, incluindo a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coaib), União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), entre outras.

Apesar da sugestão de Joenia Wapichana, outros nomes estão circulando como possíveis indicados para a vaga no STF, incluindo o ministro da Justiça, Flávio Dino, o membro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

No entanto, Lula enfrenta pressões para nomear uma mulher, já que atualmente a composição do STF é composta por nove homens e apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.