Com frequência, personalidades conhecidas chamam atenção para assuntos pouco abordados na mídia, em especial, relacionados a questões de saúde. A pauta da vez é o osteocondroma, um tumor benigno dos ossos que acompanha a influenciadora Duda Guerra, namorada de Benício Huck, filho dos apresentadores Luciano Huck e Angélica.
De acordo com Fábio Elói, especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pela Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO), osteocondroma trata-se de um tumor não cancerígeno, que se caracteriza pelo crescimento anormal de cartilagem e osso, formando uma espécie de esporão ósseo.
“O tumor costuma se desenvolver na superfície de ossos longos, como fêmur, tíbia ou úmero”, informa o médico.
Apesar de não gerar sintomas, de acordo com a localização, principalmente quando o tumor pressiona nervos ou outras estruturas, podem ocorrer dor, inchaço e até limitação de movimentos.
“A confirmação do diagnóstico acontece por meio de exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Alguns destes exames poderão ser solicitados para revelar as características do tumor, como localização, extensão e estruturas adjacentes”, afirma o doutor.
Aqueles que convivem com dores causadas pelo osteocondroma são indicados a fazer o uso de medicamentos e da fisioterapia. Ainda, cirurgia pode ser a saída em casos em que há compressão de nervos ou vasos sanguíneos ou quando há risco elevado para fraturas.