Dias após a posse do presidente Donald Trump, os Estados Unidos divulgaram uma mudança envolvendo a renovação do visto americano. O critério atualizado volta ao que era válido antes da pandemia.
O prazo para renovação do documento sem a necessidade de uma entrevista foi reduzido de 48 para 12 meses, o que significa que quem estiver com o visto vencido por mais de um ano precisará passar pelo mesmo processo de renovação de quem nunca teve um visto, incluindo a entrevista com um oficial consular.
Por outro lado, pessoas com menos de 14 anos ou mais de 79 anos continuam elegíveis para a renovação sem entrevista. Além disso, aqueles que atendem a critérios específicos também podem ser isentos.
Entenda como tirar o visto americano
O primeiro passo para o viajante é preencher o formulário DS-160 online, no site da embaixada dos EUA no Brasil e pagar a taxa de processamento no valor de US$ 185 (aproximadamente R$ 1.085).
Posteriormente, é preciso agendar um horário no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para fornecer as informações biométricas. Em seguida, o agendamento da entrevista poderá ser feito.
Entre os itens exigidos para o visto de turista na etapa da entrevista estão passaporte válido por ao menos mais seis meses, foto 5×5, o DS-160 preenchido e o comprovante de pagamento da taxa de processamento. Para outros tipos de visto, como os de estudo ou trabalho, é necessário apresentar documentos adicionais, disponíveis no site do Departamento de Estado americano.
Os brasileiros com passaportes europeus, que atualmente precisam de apenas uma autorização de viagem eletrônica (ETA) para os EUA, provavelmente não enfrentarão alterações significativas nas regras de entrada nos próximos anos.
Serviço
Embaixada dos Estados Unidos em Brasília
Endereço: St. de Embaixadas Sul 801 – Asa Sul, Brasília
Telefone: (61) 3312-7000
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h