GPS Brasília comscore

Entenda a polidactilia, doença dos seis dedos

Segundo Juldásio Galdino, médico cirurgião, geralmente a condição não causa complicações, somente quando ocorrem traumas locais, infecção e fraturas

Compartilhe:

Depois de falarmos sobre a [Síndrome de Tourette](https://gpslifetime.com.br/materia/ja-ouviu-falar-da-sindrome-de-tourette-medico-tira-duvidas), que também chamou a atenção de muitos por causa do **Cara de Sapato**, participante do _Big Brother Brasil 2023_, que afirmou sofrer com tiques por causa da condição, agora, o _reality_ continua dando luz a assuntos relacionados à saúde. Dessa vez, a cantora **Marvvila** revela que tem **Polidactilia**.

![Foto: Reprodução/Gshow](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/bbb_23_marvvila_mostra_dedo_extra_para_ricardo_1675741573517_v2_900x506_3eff1051cc.png)

De acordo com o _Ministério da Saúde_, na condição **genética**, desconhecida por muitos, há a presença de um **dedo extra** nas mãos ou pés. No caso da _sister_, o dedo foi **arrancado** ainda na infância, restando apenas um **pedaço**, que ela pretende retirar quando sair do confinamento.

O assunto ganhou as redes sociais e a revelação aumentou as **buscas** na **internet**. Por esse motivo, o **GPS** conversou com **Juldásio Galdino**, médico cirurgião geral e cirurgião plástico do _Hospital Santa Lúcia_, que explicou um pouco sobre a Polidactilia.

>”A condição não compromete a saúde do portador, mas, por se tratar de uma anomalia que chama muito a atenção, é aconselhável fazer a extração cirúrgica dos dedos extras o quanto antes possível”, afirma o médico.

Os tipos mais comuns são as chamadas polidactilia **pós-axial ou ulnar**, quando a **má formação** acontece perto do **mindinho**, e a polidactilia **pré-axial**, quando o dedo extra surge ao lado do **polegar**. Esses dedos extras também podem ter o mesmo **tamanho** e **formato** dos outros.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/daiga_ellaby_5_Kj_F_u5_Yz_I_unsplash_7aba528b17.jpg)

Os fatores de **risco** para ocorrência de anomalias são **ambientais e genéticos**, também segundo o _Ministério da Saúde_. Os principais fatores ambientais incluem **medicamentos** como _talidomida_ e _misoprostol_, infecção pelo vírus **Zika**, além de fatores mecânicos como a redução de **líquido amniótico**.

De acordo com o serviço de saúde britânico, o **NHS**, alguns grupos **étnicos** são mais propensos. Em crianças **negras**, a condição costuma causar o surgimento de um único mindinho adicional. Já em crianças **brancas e asiáticas**, o dedo extra costuma ser o dedão.

Sobre o **tratamento**, Juldásio afirma que _”são feitas cirurgias tanto para os casos em que o dedo extra é somente composto por pele, quanto para os casos em que o dedo extra é completamente formado, com ossos e articulações, sendo que esse último costuma ser um procedimento cirúrgico mais delicado, que requer a reconstrução de músculos e de pele”_.

>”No entanto, é importante ressaltar que a grande maioria dos casos leva uma vida normal sem apresentar complicações. Costumam ser recomendadas adaptações, como o uso de calçados mais largos ou abertos ou de tamanho maior, por exemplo. Os riscos são pequenos e aceitáveis”, conclui.