GPS Brasília comscore

Entenda a nova lei para películas de automóveis

Novo ou usado, já é quase uma regra, até mesmo porque já oferecem na concessionária como cortesia: _”Vamos colocar película?”_. No caso dos semi-novos, quando são negociados entre particulares, é a mesma coisa.

As razões pelas quais a grande maioria dos motoristas gosta são diversas: tem gente que vai pela estética – _”deixa o carro mais bonito”_; outros preferem pela segurança – _”garante mais privacidade”_; e ainda tem aqueles que optam por conforto – _”diminui a sensação de calor dentro do automóvel”._

O fato é que, se você é adepto do acessório, fique sabendo que a **lei que regulamenta o uso de películas automotivas nos vidros mudou**. As novas regras já estão valendo desde o início do ano. Fique por dentro e não seja multado.

– A primeira mudança, segundo a resolução 960/22 do _Contran_ (Conselho Nacional de Trânsito), diz respeito às **bolhas de ar** que surgem em películas mal aplicadas ou mal conservadas. Por **atrapalhar a visibilidade**, o veículo pode ser até apreendido, principalmente nos locais imprescindíveis à condução, como _para-brisa e vidros laterais dianteiros_;

![Foto: Doutor Multas ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pelicula_para_carros_permitidas_por_lei_entenda_qual_2018_1e3d6e5528.webp)

– Mudou também a **porcentagem de transmitância luminosa** mínima exigida, ou seja, o percentual de luz que passa pelos vidros com películas. Até o ano passado, a lei exigia que para-brisa e vidros laterais dianteiros apresentassem transmitância luminosa mínima de 75% (quando instalada película incolor) e de 70% para as películas coloridas. Agora, as duas, sem distinção, precisam ter 70%. Já os vidros das áreas que não são imprescindíveis à condução como laterais traseiras e a vigia traseira, seguem com a **exigência mínima** de 28% de transmitância luminosa;

– A película deve trazer a marca com a **identificação do instalador** e o índice de transmitância luminosa legíveis do lado de fora do carro. Caso não possua a marca ou ela esteja ilegível, o automóvel estará em situação irregular e, portanto, sujeito a multa.

**Punição**

Quem não estiver em conformidade com as novas regras será multado por **infração grave**, sujeito a multa de R$ 195,23, **retenção do veículo** para regularização e **cinco pontos** no prontuário do condutor.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.