GPS Brasília comscore

Empreendedorismo feminino: a doce história de Amanda Figueiredo, da Mandiê

A paixão pelos doces surgiu na infância. Hoje, Amanda gerencia a Mandiê Doceria e foi convidada a participar da CASACOR
Fotos: Rayra Paiva

Compartilhe:

O cheiro suave de torta de maçã, que toma conta dos narizes já na chegada, faz um doce convite à entrada no ateliê da Mandiê Doceria, localizado em um espaço de 160 metros quadrados em área privilegiada no Lago Sul. A receita, aliás, tem significado especial na vida de Amanda Figueiredo e na própria história da Mandiê Doceria, pois foi com uma torta de maçã que a empresária começou o seu legado.

Hoje com 27 anos, Amanda conta que sentia ter um espírito empreendedor desde criança, e que na infância, gostava mesmo era de passar o tempo na cozinha ao lado da mãe e da avó:

“Morei boa parte da infância na Asa Sul, e minha mãe conta que quando eu tinha seis anos, notei o grande movimento de pessoas que passavam por ali no bloco e decidi que queria vender limonada para elas. Foi assim que comecei, levei a minha mesa de brinquedo e montei a banquinha embaixo do bloco. Era a minha diversão”, conta Amanda.

Com o fim do ensino médio, já havia ficado claro para Amanda que ela seguiria na Gastronomia, mas sendo filha de uma dentista e tendo pai advogado, era esperado pela família que ela seguisse por outros caminhos. E ela até tentou, mas o chamado foi muito mais forte:

“Até conseguir convencer minha família de que eu queria seguir em uma profissão considerada por muitos como um ‘hobby’ e pouco valorizada, foi difícil. Cheguei a cursar um ano e meio de Direito, mas saí do curso escondida do meu pai e entrei na Gastronomia. Com a ajuda da minha mãe, abri o jogo pra ele faltando um ano pro meu curso acabar”, confidencia a empresária. “Hoje, felizmente, o meu pai é o meu maior incentivador”, celebra. 

Com a conclusão do curso, Amanda ainda não se sentia preparada de fato para empreender e entrar no mercado gastronômica, então, optou por cursar Administração enquanto trabalhava cuidando da comunicação de um brechó de luxo da cidade. Também chegou a atuar como assessora parlamentar, mas não foi nomeada devido à pandemia de coronavírus. 

Se lembrou da torta de maçã que fazia com a avó na infância e teve o apoio da mãe para investir no negócio. No primeiro mês, chegou a vender 210 unidades. Estava ali o sinal que ela tanto pedia nas orações, de que o seu caminho era mesmo na Gastronomia.

Naturalmente foi surgindo a necessidade de criar outros produtos. E embora não seja muito fã de chocolate, criou a pedido da mãe e inspirada pelo filme ‘Matilda’ a sua versão do clássico Devil’s Cake, que na Mandiê leva o nome de ‘God’s Cake’. Desenvolveu uma receita de torta crocante para um cliente que acabou não fechando negócio, mas foi incorporada ao menu da Mandiê. Tortas de morango, noz-pecã e pavlovas também integram o cardápio, e são alguns dos itens mais vendidos da doceria.

Amanda se especializou em confeitaria com cursos de nomes renomados da área, como Diego Lozano e Pedro Frade, e viu a Mandiê crescer organicamente. Mas a empresária também gosta de destacar uma ajuda especial que teve no início da sua trajetória: o apoio da melhor amiga, Isabella Bittar.

“Eu sempre acreditei que tem espaço pra todo mundo na Gastronomia, e ninguém cresce sozinho. Eu e a Isabella fizemos faculdade juntas e ela sempre me ajudou muito no começo, fazendo algumas collabs. Hoje ainda trocamos muitas ideias e compartilhando receitas”, diverte-se Amanda.

A parceria com Bella também chamou a atenção da mãe da jovem, a renomada decoradora Valéria Leão Bittar, que confiou à Mandiê a missão de cuidar dos doces das festas que organizava. Inclusive, no casamento de Bella, em 2023, ficou para Amanda a responsabilidade de cuidar da mesa de sobremesas da festa, enquanto também era madrinha do enlace.

Se antes ela se virava para fazer tortas de maçã na cozinha de sua casa, agora, Amanda fazia doces para casamentos com mais de 700 pessoas. E apesar do impacto, toda a evolução foi acontecendo de maneira natural e com o apoio da família e de uma equipe entrosada, o trabalho vem sendo exercido com maestria até hoje.

O sucesso rendeu contratos para outros casamentos, batizados e até um convite especial: com cerca de quatro anos de existência, a Mandiê Doceria foi convidada em 2023 para ser os doces oficiais da CASACOR. Também será um dos nomes para participar do Brasília Doce, evento de páscoa do Brasília Shopping.

Hoje, Amanda possui uma cartela de clientes como a loja Tânia Bulhões, Bella Salvati, Moema Leão, Carla Amorim, Nathália Pimenta da Veiga, Orestes Blanco, Claudia e Maria Valentina Salomão, além de escritórios de advocacia, contabilidade e arquitetura. 

Amanda se orgulha da sintonia de sua equipe e gosta de ressaltar que embora trabalhe com mais mulheres – cerca de 90% da sua equipe é feminina -, todos possuem papel importante no sucesso da Mandiê. A empresária está por dentro de todos os processos da doceria, desde a administração do negócio ao atendimento com o cliente, produção de delícias e até no pós-venda.

Por atuar diretamente na produção, entendeu a importância de criar um espaço que fosse saudável para os funcionários de sua equipe. Nada de subsolos ou espaços escuros e apertados, o ateliê da Mandiê é arejado e aberto para a visitação dos clientes. Todos os detalhes foram pensados cuidadosamente por Amanda para garantir um bom ambiente de trabalho.

A Páscoa é um período muito esperado pela Mandiê, e como Amanda não decide nada sem a sua equipe, todos se reúnem para fazer um balanço das receitas de sucesso e pensar em novas apostas. Um dos destaques do menu comemorativo da doceria são os ovos ‘Macadâmia Brulée’, com casca branca e recheio de brigadeiro branco com caramelo salgado, macadâmias torradas e finalizado com crocante. O ovo ‘Prestígio’ é o favorito de Amanda, com casca meio-amarga e recheado com duas texturas de côco.

O pistache foi uma sensação durante as festas de fim de ano, e continua sendo hit na Páscoa, então, é garantia de estar no menu da Mandiê. Amanda conta que conhece bem o gosto de seus clientes e não vai deixar de fora delícias como palha italiana, barras de chocolate recheadas, ovos drageados, lascas, biscoitos e cestas para presentear. Para quem já estiver pensando no almoço de páscoa, sobremesas como a torta de frutas vermelhas e a cheesecake de macadâmia e caramelo salgado já podem ser encomendadas.

E quando questionada sobre seus objetivos para este ano, Amanda conta que tem grandes sonhos: após o período de Páscoa e Dia das Mães, quer investir na linha de casamentos; se especializar nos processos de chocolateria como temperagem e pintura; e também pensa em abrir um café, onde seja possível o cliente possa se sentar com calma, comer uma sobremesa e levar algo para casa.