GPS Brasília comscore

Embratur retoma a letra “S” na marca do Brasil no exterior

A **Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)** decidiu **retomar a utilização da antiga logomarca** que o país utilizou como _Nation Brand_ entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.

A principal mudança em relação ao símbolo usado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) **é a abolição da letra Z** na grafia do país, geralmente usada por outras nações quando escrevem sobre o Brasil.

A identidade internacional foi anunciada na noite desta terça-feira (14), no [Mezanino](https://mezaninobrasilia.com.br/), restaurante localizado na **Torre de TV, em Brasília**.

“_Estamos de volta_”, declarou Maria Paula, cerimonialista do evento que reuniu boa parte da Esplanada dos Ministérios. A identidade visual foi projetada na **fonte da Torre**, ponto turístico conhecido da capital federal, para que fosse vista por quem passasse pelo local.

Além da Embratur, a **Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)** também endossou a medida, classificada pelas empresas como “um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país”.

“_O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos construindo. É o Brasil que combate a pobreza, que combate o racismo, é sustentável e vai ajudar o mundo a enfrentar a crise climática. E o mundo vai entender isso, e vai querer fazer parte disso. O recado é: nos ajude a ser o Brasil que o mundo deseja_”, convidou Freixo.

“_Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. A gente tem a implementação da sustentabilidade das mais diferentes formas, especialmente na vida de todos nós_”, emendou Jorge Viana, presidente da Apex.

![Evento reuniu autoridades no Mezanino, restaurante localizado na Torre de TV](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/evento_Embratur_Torre_de_TV_a46bf4e862.jfif)

**Marca Brasil**

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador **Kiko Farkas** e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela.

A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular.

O projeto nasceu da inspiração de um desenho de **Roberto Burle Marx**, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, o qual assina obras admiradas em vários locais da capital federal.

_Com informações da Embratur_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.