GPS Brasília comscore

Embratur retoma a letra “S” na marca do Brasil no exterior

Política internacional do governo Bolsonaro havia adotado o nome do país com Z, conforme utilizam outras nações

Compartilhe:

A **Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)** decidiu **retomar a utilização da antiga logomarca** que o país utilizou como _Nation Brand_ entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.

A principal mudança em relação ao símbolo usado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) **é a abolição da letra Z** na grafia do país, geralmente usada por outras nações quando escrevem sobre o Brasil.

A identidade internacional foi anunciada na noite desta terça-feira (14), no [Mezanino](https://mezaninobrasilia.com.br/), restaurante localizado na **Torre de TV, em Brasília**.

“_Estamos de volta_”, declarou Maria Paula, cerimonialista do evento que reuniu boa parte da Esplanada dos Ministérios. A identidade visual foi projetada na **fonte da Torre**, ponto turístico conhecido da capital federal, para que fosse vista por quem passasse pelo local.

Além da Embratur, a **Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)** também endossou a medida, classificada pelas empresas como “um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país”.

“_O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos construindo. É o Brasil que combate a pobreza, que combate o racismo, é sustentável e vai ajudar o mundo a enfrentar a crise climática. E o mundo vai entender isso, e vai querer fazer parte disso. O recado é: nos ajude a ser o Brasil que o mundo deseja_”, convidou Freixo.

“_Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. A gente tem a implementação da sustentabilidade das mais diferentes formas, especialmente na vida de todos nós_”, emendou Jorge Viana, presidente da Apex.

![Evento reuniu autoridades no Mezanino, restaurante localizado na Torre de TV](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/evento_Embratur_Torre_de_TV_a46bf4e862.jfif)

**Marca Brasil**

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador **Kiko Farkas** e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela.

A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular.

O projeto nasceu da inspiração de um desenho de **Roberto Burle Marx**, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, o qual assina obras admiradas em vários locais da capital federal.

_Com informações da Embratur_