Com direito a tapete vermelho e entrada ao som de gaitas de fole, a Embaixada do Reino Unido promoveu na terça-feira, 2 de maio, uma comemoração pela coroação do rei Charles III. A embaixadora, Stephanie Al Qaq, fez um discurso bem-humorado em português e falou sobre a relação com o Brasil, parceiro estratégico em pautas como a preservação do meio ambiente.
Foi uma celebração multicultural, que recebeu representantes de vários países, além de autoridades, políticos e militares.
A comida servida na festa foi assinada pelo chef Saulo, dono do restaurante Casa do Saulo. Embora o buffet servisse comidas tradicionais inglesas, como o fish and chips e o queijo cheddar, havia também iguarias com toques de açaí e tucupi, tradicionais da Amazonia.
A banda dos fuzileiros tocava versões de clássicos brasileiros e ingleses até a abertura oficial anunciada pela embaixadora. Stephanie Al Qaq contou que tem feito o possível para conhecer a cultura brasileira. “Estou aprendendo até em questões polêmicas, como, por exemplo, a diferença entre a moqueca capixaba e a baiana”, disse, arrancando risos da plateia.
A embaixadora disse que apoia a iniciativa do governo brasileiro de preservar o meio ambiente e as comunidades originárias. A parceria com o Brasil foi demonstrada no brinde, já que Stephanie saudou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o brinde aos convidados. Os hinos do Reino Unido e do Brasil foram executados durante a cerimônia.
Sobre o menu amazônico, a diplomata disse que enviou a lista de itens a serem servidos ao Palácio de Buckingham, que respondeu “uau” e revelou que pode até levar o chef Saulo ao Reino Unido para um jantar amazônico para a realeza.
Stephanie Al Qaq embarcou no dia seguinte rumo a Londres, onde participará da cerimônia de coroação de Charles III, marcada para sábado, 6 de maio. Depois da abertura oficial, a banda Groove a Rigor assumiu a missão de animar a festa, com direito a clássicos ingleses, incluindo Pink Floyd e Queen.
Veja como foi a celebração: