A associacão nacional de escritores, recebe hoje, às 19 hs, o embaixador Lauro Moreira. Na ocasião, ele fará uma palestra-recital sobre a grande poeta brasileira, Marly de Oliveira.
Marly de Oliveira (1938-2007) foi uma poeta brasileira nascida em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, e falecida no Rio de Janeiro. Ela cursou Letras Neolatinas na PUC/RJ, no final da década de 1950, e publicou seu primeiro livro de poesia, “Cerco da Primavera”, em 1958. Durante a década de 1960, estudou História da Língua Italiana e Filologia Românica em Roma, na Itália.
De volta ao Brasil, Marly de Oliveira trabalhou como assistente de Mário Camarinha na cadeira de Literatura Hispano-Americana na PUC/RJ e na PUC/Petrópolis. Entre 1962 e 1967, foi professora de Língua, Literatura Italiana e Literatura Hispano-Americana na Faculdade das Dorotéias, em Friburgo, Rio de Janeiro. Em 1995, ela organizou a Obra Completa de João Cabral de Melo Neto, juntamente com Margaret George.
A obra poética de Marly de Oliveira inclui livros como “Explicação de Narciso” (1960), “A Suave Pantera” (1962), “O Sangue na Veia” (1967), “Contato” (1975), “A Força da Paixão” (1982) e “O Mar de Permeio” (1997), entre outros. Sua poesia é associada à terceira geração do Modernismo brasileiro. Segundo o poeta Mário Chamie, o trabalho de Marly de Oliveira é marcado por um percurso mágico e pendular, que explora temas como o erro, a esperança, o amor e a superação das adversidades.
A citação de Chamie destaca a habilidade de Marly de Oliveira em transformar o sofrimento, a perda e a aridez em poesia, submetendo essas experiências ao “império da esperança” e à força do amor em sua escrita. Sua contribuição à literatura brasileira reside na sensibilidade e na profundidade de sua poesia, que reflete a riqueza e complexidade das emoções humanas.
Abaixo o convite replicado pela GPS Brasília, em vídeo do Embaixador Lauro Moreira