Na tarde desta terça-feira (4), diversas autoridades brasileiras se reuniram no Palácio Itamaraty, em Brasília, para a cerimônia de despedida do embaixador de Omã no Brasil, Talal Al-Rahbi. O representante do sultanato foi promovido de cargo e irá se mudar para Washington, nos Estados Unidos.
“A minha passagem pelo Brasil foi muito curta, mas repleta de experiências ricas”, destaca o embaixador. Para ele, o ano de 2024 foi bem agitado e aprofundou as relações entre o Sultanato de Omã e o Brasil. “Promovemos visitas recíprocas de delegações de alto nível de ambos os países, o que contribuiu para reforçar o diálogo e a cooperação em vários domínios”, afirma.
O Brasil é o principal parceiro de Omã na América Latina, e Brasília é a sede da única embaixada na região. Nos últimos dois anos e três meses, período no qual Talal Al-Rahbi viveu na capital federal, as exportações brasileiras a Omã cresceram em média 11% ao ano e, em 2024, somaram US$ 1.105,13 milhões.
Além disso, as importações do Brasil provenientes de Omã atingiram US$ 751 milhões, alcançando um aumento de 51,7%. “Esses números refletem uma parceria econômica e comercial forte e frutuosa, que contribui para a promoção de interesses comuns entre os dois países”, acredita o embaixador.
Ainda, Al-Rahbi recorda a celebração do 50º aniversário das relações diplomáticas entre os países, celebrado em junho do último ano: “foi um evento excepcional, que nos lembra a base sólida desta forte parceria”, ressalta.
Na ocasião, o embaixador foi homenageado pela artista visual Irany Vidigal com uma pintura sua junto ao Itamaraty. “Para que se recorde sempre de sua missão no Brasil, onde conquistou muitos amigos e apreciadores, pois tinha o dom de agregar pessoas de várias atividades, aproximando-as do Corpo Diplomático”, explica a artista. “É uma atitude exemplar, que faz com que haja um entrosamento mais próximo entre os estrangeiros e os brasileiros, dando margem ao estreitamento de relações”, acrescenta.
Talal Al-Rahb é formado em economia pela Universidade de Louisiana e mestre em políticas públicas e administração pela Universidade de Oregon, ambas nos Estados Unidos.
Em sua trajetória profissional ocupou cargos no alto escalão de seu país, como Secretário-Geral Adjunto do Conselho Supremo de Planeamento, Chefe Adjunto da Unidade de Acompanhamento da Implementação da Visão Omã 2040, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Poder Público para o Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas e Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Tecnologia de Omã.
Conforme Decreto Real, foi transferido para o Ministério das Relações Exteriores de Omã em junho de 2022, onde passou a desempenhar a função de embaixador.
“Ao despedir-me deste querido país, gostaria de expressar o meu agradecimento e profunda gratidão a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta missão. Desejo ao Brasil e ao seu povo mais progresso e prosperidade, e estou confiante de que as relações entre o Sultanato de Omã e o Brasil continuarão a desenvolver-se e a crescer nos próximos anos”, conclui o embaixador.