GPS Brasília comscore

Embaixada dos EUA inaugura exposição celebrando 200 anos de diplomacia com o Brasil

As mostra pode ser visitada gratuitamente em duas unidades da Casa Thomas Jefferson
João Kulcsar, e Lúcia Santos e Kim Kelly
João Kulcsar, e Lúcia Santos e Kim Kelly | Foto: Rayra Paiva

Compartilhe:

A Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com a Casa Thomas Jefferson, inaugurou, nesta terça-feira (9), a exposição ‘Raízes Entrelaçadas: 200 anos de amizade transformando o futuro’. Com curadoria de João Kulcsár, o evento visa destacar os laços profundos entre o Brasil e os EUA ao longo dos séculos.

A mostra, composta por 35 fotografias, oferece um mergulho na história compartilhada entre as duas nações, destacando temas fundamentais como democracia, liberdade, direitos humanos, economia sustentável e combate às mudanças climáticas. Ao longo das duas décadas, ambos os países têm trabalhado lado a lado, fortalecendo uma parceria que se reflete em diversos aspectos da sociedade.

“Essa exposição começou em 2005 e fala da influência africana, da influência indígena e da influência dos imigrantes. Ela inicia com a parte histórica e depois vai percorrendo toda a narrativa visual que conta as semelhanças e diferenças entre os dois países”, explicou João Kulcsár ao GPS|Brasília.

João Kulcsar
João Kulcsar | Foto: Rayra Paiva

O curador, João Kulcsár, e a ministra-conselheira da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Kim Kelly, receberam os convidados durante a cerimônia de abertura. Entre os presentes estavam autoridades governamentais, membros da imprensa e representantes da sociedade civil.

“É uma honra receber essa exposição de fotos aqui na Casa Thomas Jefferson, eu convido todos a virem visitar essa celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países”, falou Kim Kelly ao GPS|Brasília.

Kim Kelly
Kim Kelly | Foto: Rayra Paiva

A exposição estará aberta ao público até o dia 08 de junho. Até o dia 3 de maio o local de visitação é a Casa Thomas Jefferson da Asa Sul, após isso, ficará até o encerramento na unidade da Asa Norte da escola de inglês. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, com abertura aos sábados pela manhã, permanecendo fechada aos domingos e feriados.

Exposição | Foto: Rayra Paiva

Uma característica importante da mostra é sua acessibilidade. Além de gratuita, a exposição conta com descrições em braille e uma narração sonora das imagens.

Após sua temporada em Brasília, a exposição seguirá em itinerância por mais 20 cidades, com previsão de encerramento na cidade de Belém, durante a COP 30, em 2025.

Confira como foi o evento pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva: