Na noite desta quinta-feira (25), amantes da cultura escocesa se reuniram no Clube Naval de Brasília para a Burns Night, celebração da vida e da obra do poeta nacional da Escócia, Robert Burns. O evento foi organizado e proporcionado pela Embaixada do Reino Unido.
Os convidados apreciaram o cultuado uísque escocês e degustaram um menu de três pratos tradicionais assinado pelo chef britânico Gavin Thompson. A festa foi animada pelo som da gaita de fole. A banda Brazilian Piper veio do estado do Rio de Janeiro especialmente para a celebração.
Além de clássicos da música escocesa, a banda tocou adaptações de músicas brasileiras famosas para a gaita. Os convidados, vários com alguma peça de roupa xadrez, também puderam participar da dança tradicional ceilidh.
Robert Burns morreu em 1796, com apenas 37 anos, mas deixou um grande legado na literatura. Um ano após sua partida, em 21 de julho, amigos do poeta se reuniram para fazer uma homenagem e foi assim que começou a tradição do Burns Night.
No ano seguinte, a data passou para 25 de janeiro, nascimento do poeta, e esta passou a ser uma noite de muita diversão que atravessou fronteiras. Hoje em dia a Burns Night é celebrada no mundo inteiro.
Veja como foi o encontro: