GPS Brasília comscore

Embaixada de Portugal lança projeto Conexão Brasília Museu Aberto

O evento também apresentou o documentário ‘Brasília da Utopia a Capital’, e homenageou o ex-presidente José Sarney
Luís Faro Ramos (Embaixador de Portugal) e Danielle Athayde

Compartilhe:

Na última terça-feira (12), a Embaixada de Portugal abriu suas portas para receber um seleto grupo de 300 convidados para o lançamento do projeto ‘Conexão Brasília Museu Aberto 2024’. Entre os presentes, figuravam representantes do corpo diplomático, secretários do governo do DF, artistas e entusiastas da cultura.

O evento marcou o início de mais uma etapa da exposição ‘Brasília – da Utopia à Capital’, que já percorreu 11 países e encantou 350 mil visitantes. Desta vez, a mostra será sediada no Instituto Pernambuco Porto (IPP), na cidade do Porto.

Luís Faro Ramos, Pedro Rogério, Raimundo Ribeiro e Danielle Athayde (Vanessa Castro)

Os convidados tiveram a oportunidade de desfrutar do lançamento do documentário ‘Brasília da Utopia à Capital’, dirigido por Ronaldo Duque e narrado pela atriz brasiliense Maria Paula Fidalgo.

Além disso, foi lançada a maquete do Memorial Internacional da Água (MINA) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA).

Homenagem da noite 

Uma das figuras homenageadas da noite foi o ex-presidente José Sarney, cujo papel fundamental na criação da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa ( CPLP) foi destacado. Sarney não pôde comparecer e enviou uma carta, que foi lida pelo Embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, que o descreveu como um “cidadão das letras”.

O ambiente foi enriquecido com projeções mapeadas do Brasília Museu Aberto, enquanto os convidados desfrutavam das delícias preparadas pelo Ricota Buffet e dos vinhos selecionados pela Wine C, ao som do DJ Edy. 

Cláudio Pereira, Karine Lima e Danielle Athayde (Vanessa Castro)
Maquete do Memorial Internacional da Água (MINA) (Vanessa Castro)

A curadoria do projeto ficou a cargo de Danielle Athayde, que adiantou os planos para o evento em terras portuguesas, incluindo o Festival de Cinema ‘Brasília Viva’ e um Seminário sobre Patrimônio, Turismo, Sustentabilidade e a CPLP.

“É sempre muito emocionante poder levar Brasília e seus marcos modernistas para diferentes países e ver a reação de cada visitante. Estou muito entusiasmada com a ida para a cidade do Porto”, afirma Danielle

Com a abertura desse novo capítulo do ‘Conexão Brasília Museu Aberto 2024’, Brasília e o Brasil fortalecem seus laços culturais e históricos com Portugal, reafirmando o papel da capital brasileira como um polo de arte.

Confira os cliques do evento, por Vanessa Castro