Para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, a Embaixada de Portugal no Brasil apresenta a exposição “Arte no Jardim”. A partir de 9 de maio até 17 de outubro, os jardins da Embaixada, em Brasília, serão transformados em um cenário vibrante, exibindo obras de 11 renomados artistas portugueses e brasileiros que exploram uma variedade de linguagens artísticas.
Portugal carrega consigo as memórias dolorosas de quase meio século sob um regime ditatorial, caracterizado por repressão, censura e lutas coloniais. Em 25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas liderou a Revolução dos Cravos, um evento histórico que marcou o fim da ditadura e o início da restauração democrática no país.
“Arte, cidadania e democracia em língua portuguesa. Em maio poderemos assistir ao lançamento de uma exposição que junta de um modo muito virtuoso três pilares fundamentais das sociedades brasileira e portuguesa, sob a nossa língua comum. Uma iniciativa que informa, educa e conscientiza pessoas de todas as gerações que nos honram com sua visita, lembrando, sempre, valores que nos inspiram”, comenta Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil.
Sob a curadoria do renomado diretor do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian de Lisboa, Benjamin Weil, e de Marcelo Gonczarowska Jorge, representante do Museu de Arte de Brasília, a exposição apresenta um conjunto cuidadosamente selecionado de onze obras que exploram a Revolução dos Cravos.
Marcelo Gonczarowska Jorge, curador da mostra, expressa sua convicção de que o encontro entre o acervo artístico português e a arte brasileira proporcionará ao público uma experiência cultural rica.
Serviço
Exposição Arte no Jardim
Gratuito
Período de visitação: 9 de maio a 17 de outubro 2024
Dias e horários: Quintas e Sextas, das 11h30 às 16h30
Sábado: primeiro sábado de cada mês: 11h30 às 16h30
Local: Embaixada de Portugal
Visitas educativas: Às quartas-feiras a exposição oferece programa de visitas educativas que são agendadas previamente