A Sala Nervi da Embaixada da Itália foi palco, na noite de quarta-feira (17), de um grande concerto ao som de Giuseppe Gibboni, um dos mais renomados violinistas do mundo. Batizada de Virtuoso. Concerto italiano para violino e orquestra, a apresentação foi prestigiada por 250 pessoas e contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, dirigida pelo maestro Claudio Cohen. O concerto incluiu composições renomadas da música clássica, como Paganini, Vivaldi, Respighi e Tartini.
Ao realizar a abertura do evento, o primeiro conselheiro da Embaixada da Itália, Federico Ciattaglia, elogiou o talento do violinista, reconhecido e premiado nas mais prestigiadas sedes do panorama musical internacional. “Ele um embaixador da cultura musical italiana no mundo. Gibboni foi o quarto italiano a ganhar, com apenas 21 anos de idade, o concurso de violino por excelência, o Paganini di Genova”, elogiou, ao agradecer pela parceria de longa data com a Orquestra Sinfônica.
Para o Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, “é um prazer promover a música, a cultura e a arte italianas no Brasil por meio de artistas jovens e premiados como o Maestro Gibboni.”
Além da capital, outras três cidades receberão o concerto do violinista italiano no Brasil: Curitiba, Salvador e São Paulo. No Distrito Federal, a apresentação contou com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
O espetáculo foi transmitido ao vivo e está disponível no canal Youtube da Embaixada: https://www.youtube.com/watch?v=sKubEo8DXes.
Confira mais fotos do evento: