No Dia Internacional do Lixo Zero, 28 de março, a Embaixada da Itália promoveu uma série de iniciativas com temáticas ambientais para mais de 100 estudantes de ensino fundamental de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.
Realizada na própria representação, o evento teve a presença de autoridades políticas e empresários, além da representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta.
O movimento Lixo Zero possui uma grande força na Itália que, atualmente, é o país onde existe a maior quantidade de municípios Lixo Zero no mundo. Seguindo o bom exemplo, a Embaixada da Itália no Brasil demonstrou-se pioneira em adotar medidas de impacto lixo zero e em assumir compromissos com a causa ambiental.
“Acredito que estes jovens estudantes aqui presentes, que puderam conhecer mais cedo nossas iniciativas ambientais, são instrumentos fundamentais e indispensáveis para um mundo Lixo Zero. A Itália é referência mundial em gestão de resíduos sólidos e, atualmente, ocupa a primeira posição europeia, com uma taxa de reciclagem geral de 83% dos resíduos produzidos”, afirmou o embaixador Francesco Azzarello.
O evento
Os alunos desfrutaram de uma visita guiada na área de compostagem e na horta orgânica do espaço, além de terem assistido a uma palestra com atividades lúdicas sobre uma correta gestão dos resíduos sólidos. O momento contou, também, com uma apresentação da peça O Garizito, realizada pelo grupo de teatro do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) do Distrito Federal.
Dia Internacional do Lixo Zero
A Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano passado, proclamou 30 de março como o Dia Internacional do Lixo Zero. As iniciativas de lixo zero buscam promover uma boa gestão de resíduos e minimizar e prevenir o desperdício. Isto contribui para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana.
Saiba como foi o evento: