Na noite dessa segunda-feira, 29, seletos convidados foram reunidos na **Embaixada da Itália** para o lançamento do livro e da exposição fotográfica que relembram sua história desde o começo no Rio de Janeiro até os dias atuais, em Brasília. O evento contou com a presença do embaixador **Francesco Azzarello**.


O espaço projetado pelo renomado engenheiro **Pier Luigi Nervi** une o melhor da tradição arquitetônica e da engenharia italiana, moldando-se com harmonia no desenho urbano e no estilo monumental de Brasília.

A exposição estará aberta ao público a partir desta terça-feira, 30. **Instaladas em 22 cavaletes de cristal de acordo com o modelo projetado pela designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, em 1960, as fotografias documentam a história da Embaixada da Itália no Brasil com imagens de arquivo, além das atuais, capturadas sob o olhar de Joana França.** A mostra também conta com um painel dedicado a Carlos Bracher, e com a possibilidade de praticar a língua italiana: a exposição terá um _QRCode_ que permitirá ao visitante ler todos os textos no idioma.




O livro, também lançado no evento, **enriquece a reconstrução histórica e a memória da Embaixada da Itália no Brasil e em Brasília.** A obra estará disponível gratuitamente em formato impresso para todos que visitarem a exposição, e em formato virtual no site da Embaixada italiana em português, italiano e inglês.


O livro traz imagens dos noticiários e dos diários da época, como o **Presidente Juscelino Kubitschek entregando ao Presidente Giovanni Gronchi o lote sobre o qual seria construída a nova Embaixada**, até as fotos dos acontecimentos mais recentes, como o dia a dia ao lado do embaixador **Francesco Azzarello**.
A seguir, confira cliques do lançamento, realizados por **Pedro Iff**!
















