Embaixada do Brasil comunica aos EUA sobre início de retaliação econômica

Lei de Reciprocidade Econômica será aplicada em resposta à sobretaxa de 50% aplicada a produtos brasileiros

A embaixada do Brasil em Washington informou oficialmente nesta sexta-feira (29) ao USTR, representante comercial dos Estados Unidos, sobre a abertura do processo da aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra o país, em resposta à sobretaxa de 50% aplicada em produtos brasileiros.

No comunicado, o Brasil reforça que está aberto a negociar os termos comerciais com o governo norte-americano. “A hora que eles quiserem negociar, o Lulinha paz e amor está de volta”, defendeu Lula durante a nomeação de novos diretores das agências reguladoras.

O Itamaraty pediu à Camex (Câmara de Comércio Exterior) para produzir um relatório técnico, em até 30 dias, que irá bordar se as medidas norte-americanas em sobretaxar o Brasil estão de acordo com a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada por Lula esse ano. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em viagem ao México, comentou sobre a abertura do processo de aplicação da lei contra os Estados Unidos. Ele espera que a medida fortaleça as negociações bilaterais.

“Espero que isso ajude a acelerar o diálogo e a negociação, que é o que o presidente Lula tem nos orientado. Primeiro, soberania nacional, o país não abre mão da sua soberania. No estado democrático, os poderes são separados. De outro lado, diálogo e negociação. Essa é a disposição do Brasil”, disse. 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI