Em sua primeira oração dominical como pontífice, o Papa Leão XIV pediu paz, justa e duradoura, na Ucrânia e cessar-fogo imediato em Gaza, com libertação de reféns e envio de ajuda humanitária. Ele também citou o Papa Francisco, lembrando os conflitos que assolam o mundo atualmente, classificando o panorama como uma “terceira guerra mundial em pedaços”, como dizia seu antecessor.
A imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas. No atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o Papa Francisco, também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: ‘Nunca mais a guerra!’”, disse, da sacada da Basílica de São Pedro.
Sobre os conflitos em Gaza e na Ucrânia, o Papa Leão XIV foi direto. “Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça todo o possível para se alcançar, o quanto antes, uma paz autêntica, justa e duradoura. Que todos os prisioneiros sejam libertos e que as crianças possam retornar às suas famílias. Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo! Que seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”, completou.
Ainda em um indicativo de que a paz será uma de suas prioridades, o Papa Leão XIV se disse esperançoso com os avanços diplomáticos na Ásia. “Recebi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão e espero que, por meio das próximas negociações, se possa em breve chegar a um acordo duradouro”, afirmou.
Com palavras acolhedoras, sorriso espontâneo e olhar atento, o Papa Leão XIV voltou ao balcão central da Basílica de São Pedro, o mesmo local onde foi anunciado como o novo Sucessor de Pedro na última quinta-feira. Com os fiéis, rezou o Regina Caeli pic.twitter.com/xaXbvUOyeD
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 11, 2025
As manifestações foram feitas após a oração mariana do Regina Caeli, neste domingo (11), para aproximadamente 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro. Leão XIV também destacou o Dia das Mães em muitos países e desejou um feliz dia a todas, “incluindo aquelas que estão no céu”. Foi a primeira vez que o papa retornou à sacada desde que apareceu ao mundo na quinta-feira, após sua eleição. Após os apelos, o papa permaneceu no balcão central da Basílica de São Pedro por alguns minutos, retribuindo com acenos e sorriso o carinho e os aplausos dos fiéis.
Missa privada
Mais cedo, o Papa Leão XIV celebrou uma missa privada próximo ao túmulo de São Pedro com o superior de sua ordem agostiniana, Alejandro Moral Anton. A missa ocorreu nas grutas sob a Basílica de São Pedro, local tradicional de sepultamento do apóstolo considerado o primeiro papa.