Categories: Economia

Em palestra, Paulo Octávio defende a profissionalização dos síndicos

O empresário Paulo Octávio foi a principal atração da terceira edição do evento Farol, realizado neste sábado (17) pela Suporte Gestão Condominial. A bordo do Barco Diamond, no Lago Sul, ele proferiu a palestra “Empreendedorismo no Condomínio” para uma centena de síndicos e convidados, entre eles o administrador de Águas Claras, Mário Henrique Furtado Rocha de Sousa.

 

Com vasta experiência como construtor de imóveis, já que está no mercado há quase meio século, Paulo Octávio começou a palestra lembrando que nunca foi síndico, mas destacou que a atividade mudou ao longo dos últimos 50 anos, pela verticalização acelerada nas cidades. Em com este fenômeno, a profissionalização dos síndicos virou prioridade. 

“A cada dois meses, a PaulOOctávio entrega um residencial em Brasília. No próximo sábado (24), vamos entregar mais um em Águas Claras, o Dalmo Rebello. Temos a preocupação com o que se vai fazer com a manutenção de equipamentos mais caros. Hoje em dia, elevadores têm custo equivalente ao de uma Ferrari. Minha maior preocupação é quando a manutenção é desatrelada da qualidade”, afirmou, lembrando o caso de um prédio no qual a manutenção deste equpamento passou por quatro empresas diferentes e sem capacidade técnica, por conta de uma economia mensal de R$ 1 mil.

 

Paulo Octávio comparou os modernos condomínios e seus orçamentos com empresas de porte. “Com a construção de condomínios mais sofisticados, com academia, equipamentos e salões montados, o síndico inexperiente é um terror, pois não dará a devida atenção ao empreendimento”, avaliou.

 

“O faturamento de certos condomínios é maior que o de muitas empresas. Imaginem a responsabilidade social e jurídica… os senhores e senhoras, hoje, não são apenas síndicos, mas gerentes de uma empresa com alto faturamento. E o futuro é termos síndicos cada vez mais profissionais”, acrescentou.

 

Projetando o futuro das cidades, PO avaliou que o financiamento das verticalizadas, como Águas Claras, é mais fácil que o das horizontalizadas, como Ceilândia. “Quanto mais verticais, mais fáceis de se administrar”, completou.

 

Ele também lembrou que, a partir do surgimento da pandemia da Covid-19, os condomínios residenciais também se tornaram unidades de negócios e o desafio se estendeu aos síndicos. Ele lembrou ainda que espaços como fachadas e coberturas coletivas podem ser comercializados, aumentando a receita.

 

“Cada vez mais, o futuro dos condomínios será empresarial. Os desafios das próximas duas décadas serão a energia solar e os carros elétricos. Por isso, construtoras e síndicos precisam fazer uma previsão do futuro. O síndico é, cada vez mais, um misto de engenheiro, economista e administrador. E isso levará à valorização dos bons profissionais na área”, concluiu.

 

Diretor da Suporte Gestão Condominial, organizadora do evento, o empresário Orlando Antunes destacou a qualidade da palestra e dos debates. “O síndico não é mais aquele condômino que se aposentou ou aquele que cai de paraquedas. Gerir um condomínio é um desafio para um bom gestor. A capacitação do síndico é um tema cada vez mais debatido, já que a função exige dedicação, preparo e conhecimento. A palestra foi elucidativa para todos”, afirmou. 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Anna Paola Pimenta da Veiga se despede do netinho Arthur, que partiu precocemente

Empresária de Brasília fez comovente mensagem nas redes sociais

13 horas ago

3 receitinhas deliciosas e fáceis com chocolate

No Dia Mundial do Chocolate comemore com receitinhas super práticas para adoçar a vida

13 horas ago

Festival Brinca+ garante diversão durante as férias

Ingressos gratuitos precisam ser retirados pela internet

13 horas ago

Cortejo Afro marca os 20 anos da Política Nacional Cultura Viva em Salvador

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de celebração que reuniu autoridades na Bahia

13 horas ago

4ª Feira Capital Cult movimenta o Eixão do Lazer neste domingo

Com apoio do GDF, evento ofereceu opções para todos os públicos de forma gratuita

14 horas ago

Parlamentares brasileiros comemoram vitória da esquerda na França

Projeções surpreendem, após vitória da direita no primeiro turno

14 horas ago