**Cristiano Ronaldo fez história na Copa do Mundo.** Titular na vitória de Portugal sobre Gana por 3 x 2, nesta quinta-feira (24), **o capitão lusitano se tornou o primeiro jogador a marcar gols em cinco Mundiais diferentes.** De pênalti, ele balançou as redes aos 19 minutos do segundo tempo, abrindo o placar no jogo.
Ao entrar em campo, **CR7 também entrou para o seleto clube dos jogadores que disputaram jogos em cinco Copas diferentes**, que tem o alemão Lothar Matthäus, os mexicanos Antonio Carbajal, Rafa Márquez, Andrés Guardado e Guillermo Ochoa, o italiano Gianluigi Buffon e o argentino Lionel Messi, maior rival de Cristiano Ronaldo pelo título de melhor jogador do mundo. **A marca de atuar em cinco Copas de Messi, Guardado e Ochoa também foi alcançada no Catar.**
Com 18 jogos em Copas, **Cristiano Ronaldo é recordista de atuações pelo seu país em mundiais e está a um gol de igualar Eusébio como maior artilheiro da história de Portugal em Copas**. Em 1966, o Pantera Negra marcou nove gols em seis jogos. Na ocasião, foi o artilheiro da Copa e o selecionado luso, em sua estreia na competição, chegou em terceiro lugar.
Desde antes do jogo, o clima em torno de Cristiano Ronaldo era enorme. Emocionado, ele chorou ao ouvir a execução do hino nacional português. Com a bola rolando, **Portugal tomou as rédeas do jogo, mas sem conseguir nenhuma chance clara de gol nos primeiros 25 minutos**, até que João Cancelo cruzou, a bola passou por toda a área e Bernardo Silva dominou e tocou para João Félix, que chutou de primeira, mas a bola subiu muito.
**Aos 30, Cristiano Ronaldo ensaiou o lance que só viria no segundo tempo. Ele recebeu na área de João Felix, girou e marcou para Portugal, mas o árbitro Ismail Elfath percebeu um empurrão em Djiku e anulou o gol.** Aos 41, outra chance: Cristiano Ronaldo arrancou pela esquerda, tabelou com Bruno Fernandes e chutou, mas a finalização foi travada pela marcação. Com isso, a partida acabou sem gols no primeiro tempo.
**A etapa final foi completamente diferente**, com as seleções de Portugal e Gana saindo mais para o jogo. Muito marcado, Cristiano Ronaldo foi travado em duas oportunidades pela defesa ganesa. Portugal atacava, mas deixava espaços atrás e, aos 10, Kudus avançou pelo centro e chutou de canhota, à esquerda do gol de Diogo Costa. O jogo esquentou e houve entradas e cartões amarelos para dos dois lados.
**Finalmente, aos 16 minutos, a jogada que entrou para a história.** Em disputa dentro da área, Cristiano Ronaldo foi derruba do por Salisu. O árbitro Ismail Elfath não titubeou e marcou o pênalti. Após três minutos de checagem e discussões, **Cristiano Ronaldo bateu com força, à meia-altura, no lado direito de Ati Zigi e abriu o placar para Portugal, escrevendo seu nome de vez na história das Copas do Mundo.**
O gol fez Gana sair para o jogo, perdendo boas chances aos 23 e 26, com Partey e Kudus. **E, aos 27, veio o empate. Kudus invadiu a área pela esquerda e tocou para André Ayew, na pequena área. A bola passou por Danilo e o camisa 10 de Gana empurrou para ao gol.** Mas logo depois veio a bobagem do técnico Otto Addo, que sacou André Ayew, aos 30.
**Dois minutos depois, Bruno Fernandes roubou uma bola no meio e fez a enfiada para João Félix nas costas da zaga. O craque do Atlético de Madrid invadiu a área e tocou na saída de Ati Zigi, para fazer 2 x 1.** Gana sentiu o gol e, aos 34, Portugal aumentou o placar. João** Félix roubou uma bola na defesa e passou a Bruno Fernandes, que saiu em velocidade e tocou para Rafael Leão, marcar o terceiro de Portugal.**
Com 3 x 1, Portugal começou a gastar o tempo, mas acabou sendo surpreendido pelo time de Gana, aos 43. **Após lançamento da defesa, Rahman Baba recebeu pela esquerda e cruzou para Bukari cabecear dentro da área, em novo erro de marcação da defesa portuguesa, diminuindo o marcador.** Animada, a seleção africana partiu para cima e quase empatou aos 52. **Mas o lance inacreditável veio aos 54, quando Diogo Costa deixou bola no chão após um ataque de Gana e Bukari roubou a bola. Mas o atacante escorregou e não conseguiu marcar.**
**PORTUGAL 3**
Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira e Raphaël Guerreiro; Rúben Neves (Rafael Leão), Bruno Fernandes, Otávio (William Carvalho) e Bernardo Silva (João Palhinha); Cristiano Ronaldo (João Mário) e João Félix (Gonçalo Ramos).
**Técnico:** Fernando Santos
**GANA 2**
Ati Zigi, Seidu (Lamptey), Amartey, Djiku (Semenyo), Salisu e Rahman Baba; Abdul Samed (Kyereh), Partey e André Ayew (Bukari); Kudus (Jordan Ayew) e Iñaki Williams.
**Técnico:** Otto Addo
**Gols:** Cristiano Ronaldo (pênalti), aos 19, André Ayew, aos 27, João Félix, aos 32, Rafael Leão, aos 34, e Bukari, aos 43 minutos do segundo tempo.
**Árbitro:** Ismail Elfath, auxiliado por Kyle Atkins e Corey Parker.
**Estádio:** 974