O desmatamento na floresta amazônica diminuiu em 40% em janeiro deste ano, de acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Contando com esse mês, é o décimo mês consecutivo de redução. As informações são da Agência Brasil.
No primeiro mês do ano, foram registrados 79km² (quilômetros quadrados), enquanto que em janeiro de 2023 foi de 198km², o que representa uma redução de aproximadamente 40%.
Embora sejam números positivos, ainda supera o desmatamento no mesmo período dos anos de 2016, 2017 e 2018.
Estados que mais desmatam
De acordo com o estudo, Roraima é o estado que mais desmata, representando 40% de todo o desmatamento na Amazônia Legal. Um dos motivos disso, segundo a pesquisadora do Imazon Larissa Amorim, é que Roraima teve um volume de chuva menor em comparação aos outros estados da região da Amazônia Legal, o que facilita o desmatamento.
A Amazônia Legal compreende nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão)
Segundo o levantamento, seis estados da Amazônia Legal registraram queda na destruição da floresta – Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas e Maranhão.