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Em dois meses, café-escola da Casa de Chá atende mais de 30 mil pessoas

Em apenas dois meses, o café-escola da Casa de Chá já conquistou um lugar no coração de brasilienses e turistas. O local, no centro da Praça dos Três Poderes, recebeu mais de 30 mil clientes desde a abertura, no fim de junho.

“Um sucesso de público, muitos turistas, muito turismo interno também, a população de Brasília voltou a se apropriar desse monumento aqui de Oscar Niemeyer. Então, para nós, da Secretaria de Turismo, do governo Ibaneis, é um ganho, um marco importante”, exaltou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.

Projetada por Niemeyer, a Casa de Chá tem uma arquitetura ímpar, formada por um prédio semienterrado e janelas ao longo de toda a sua extensão. Isso faz com que os frequentadores tenham uma visão livre do horizonte — onde estão as sedes dos Três Poderes. O espaço é reconhecido como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Localizada em uma região com intensa movimentação de visitantes, a Casa de Chá também abriga um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). “A ideia é o turista estar fazendo esse city tour aqui pelo nosso turismo cívico e pegar as informações dos nossos outros produtos — Rota de vinho, Rota de queijo, Rota do cavalo —, conhecer os nossos monumentos. A pessoa além de vir aqui e desfrutar do café, de uma lanchonete, também vai se informar com relação aos nossos pontos turísticos”, apontou Araújo.

Foi assim com o casal Renan e Rafaela Paulon. Naturais de Limeira, no interior de São Paulo, eles visitavam Brasília pela primeira vez, quando foram informados por um motorista de aplicativo sobre o novo ponto turístico da capital federal. “O espaço é muito bonito, bem aconchegante, familiar”, disse ele. “O pessoal [do atendimento] é muito atencioso, muito educado. A gente chegou sem reserva, mas conseguiu uma vaguinha para desfrutar do espaço”, emendou ela.

Café-escola

Brasília está presente em cada detalhe da Casa de Chá. Os móveis foram desenhados por designers brasilienses — uma colaboração com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF). As cerâmicas também são de artistas locais. Na carta de vinhos, apenas rótulos produzidos no DF — uma parceria com a Vinícola Brasília.

O chef é Gil Guimarães. Radicado em Brasília, ele contempla os sabores da capital e do Cerrado, mas passeia por todos os outros biomas brasileiros, da Amazônia aos Pampas. A cozinha, o bar e o atendimento ficam a cargo dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) — daí o título de café-escola.

“Esse espaço funciona com três objetivos principais: ele preserva o patrimônio, o cartão-postal da cidade de Brasília, reabrindo à visitação das pessoas; ele é um espaço de aprendizagem, temos alunos fazendo a prática supervisionada com docentes do Senac, aperfeiçoando o que eles aprendem nos laboratórios do Senac, para poder ingressar no mercado de trabalho; e nós temos uma valorização de Brasília nesse espaço, para que as pessoas possam entender um pouco mais de Brasília pelo seu saber, pelo seu sabor, pelo seu design, pela sua arquitetura, pela sua literatura. Então a gente reúne esses três aspectos para bem atender e servir a cidade”, destacou o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa.

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