GPS Brasília comscore

Em conversa com o GPS, médico explica síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um termo amplo usado para um conjunto de sintomas digestivos
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

Compartilhe:

Todos os anos, há mais de duas décadas, o público segue testemunhando o aparecimento de pautas no Big Brother Brasil – pautas essas que são familiares para muitos. Nesta edição, Yasmin Brunet vem se destacando pela sua relação com a comida

Na semana passada, fizemos uma matéria sobre compulsão alimentar, um dos transtornos apresentados pela modelo e empresária. Agora, falaremos sobre síndrome do intestino irritável (SII), uma condição que faz parte da vida de Yasmin e de muitos outros. 

Afinal, o que é a síndrome do intestino irritável? De acordo com Bernardo Martins, médico gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte, a condição é definida como um conjunto de sinais e sintomas gastrointestinais, caracterizada por dor abdominal e alterações do trânsito intestinal. 

Para tirar algumas dúvidas, o GPS conversou com o médico. Confira a entrevista completa: 

 

Como são os sintomas da SII? 

Os principais sinais de que o paciente pode ser portador da síndrome são dores abdominais associadas às alterações do hábito intestinal, como constipação ou diarréia.

Vale ressaltar que os sintomas podem evoluir para cólicas e dores abdominais difusas, que podem surgir apenas ao evacuar ou não. Aumento da flatulência, distensão abdominal e sensação de evacuação incompleta também podem aparecer. 

 

Qual é a diferença da síndrome para uma infecção alimentar, por exemplo?

Clinicamente, é bastante difícil diferenciar. O que chama atenção é que a síndrome do intestino irritável tem que ter duração de, pelo menos, três meses de sintomas. Quando há uma infecção alimentar, normalmente, a duração é de duas semanas. 

Por outro lado, as doenças celíacas, por exemplo, apresentam os mesmos sintomas da síndrome. Por isso, é necessária a busca por profissionais especializados. 

 

Existe uma faixa etária mais propícia a apresentar a condição? 

A patologia acomete, principalmente, mulheres jovens, abaixo dos 60 anos. Mas, a síndrome pode aparecer em todas as idades. 

 

Para os portadores da síndrome, há algo específico que pode desencadear uma crise? 

Sim. Estresse; fatores emocionais e comportamentais, como alterações na alimentação e no sono, e uso de medicamentos. O médico sempre precisa reforçar a importância dos hábitos de vida saudáveis. 

 

Quais são os cuidados em relação ao estilo de vida que os pacientes com SII precisam ter? 

É imprescindível ter uma dieta equilibrada, rica em fibras, com pouco carboidrato, teor de gordura e açúcar. Também é importante diminuir o consumo de frutas muito fermentadoras, leites com lactose e glúten. 

A prática de exercícios físicos e o bem-estar pessoal, com a prática de atividades prazerosas, também devem ser priorizados. 

Os pacientes precisam fazer um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. 

 

A síndrome do intestino irritável tem cura? Como é o tratamento? 

Como a síndrome se trata de uma doença crônica, não há cura, apenas o controle. O paciente portador da SII precisa de uma rotina adequada, do cuidado com a alimentação e da saúde mental, além da prática de atividade física. 

A partir do momento em que os sintomas aparecem, entramos com medicações para o controle das dores e incômodos.