Sete vezes campeão mundial de **Fórmula 1**, nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, **Lewis Hamilton** é um dos maiores **pilotos** de todos os tempos e um dos desportistas mais bem **sucedidos** da história. Nesta segunda-feira, 7, o inglês receberá o título de **cidadão honorário brasileiro**. Esta é a primeira vez na história do Brasil que este título é concedido.
Na ocasião, ele apenas receberá esse título durante cerimônia solene na **Câmara dos Deputados**, marcada para às 14h de Brasília. A **homenagem** foi sugerida em novembro de 2021 após o piloto fazer um tributo ao Brasil e a **Ayrton Senna** quando deu uma volta no GP de Interlagos carregando a **bandeira** do País.
A homenagem foi motivada pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil. No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que seu ídolo, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da bandeira brasileira, em homenagem a Senna, sua maior inspiração.
Antes da cerimônia no Congresso, Lewis disse: “Estou incrivelmente honrado por receber o título de cidadão honorário do Brasil hoje. Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa. Quando penso nas ruas de Salvador e na preciosa floresta amazônica, fico muito animado para passar mais tempo aqui e conhecer ainda melhor as pessoas e lugares incríveis deste belo país”.