No Dia Nacional da Suíça, celebrado nesta semana, o Embaixador do país no Brasil, Pietro Lazzeri, recebeu em sua residência, em Brasília, autoridades brasileiras para celebrar a cooperação entre as duas nações e fortalecer o compromisso por um futuro sustentável no planeta.
Durante a recepção, Lazzeri falou das iniciativas do programa Road to Belem, uma série de ações do governo da Suíça voltadas para a COP 30, e ressaltou a importância das discussões sobre sustentabilidade.
Entre as autoridades brasileiras presentes estavam o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e a Secretária para a Europa e América do Norte do Itamaraty, a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes.
“A Suíça é o terceiro maior investidor no Brasil. É um dos parceiros internacionais do Fundo Amazônia e de muitas outras iniciativas para proteger a floresta e oferecer alternativas socioeconômicas”, declarou o embaixador.
Gastronomia, artesanato amazônico e ritmos paraenses também fizeram parte do evento. Uma exposição de obras dos artistas indígenas da etnia mehinako, do território do Xingu, no Mato Grosso, apresentou a diversidade cultural da região. O chefe Saulo Jennings preparou pratos da culinária local, e a cantora Emília Monteiro trouxe ritmos como o carimbó e o brega.
Confira os registros feitos por Vanessa Castro