Categories: Política

Em Belo Horizonte, Bruno Engler e Fuad Noman vão ao segundo turno

O deputado estadual Bruno Engler (PL) vai disputar o segundo turno das eleições em Belo Horizonte com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD). Com 97,31% das urnas totalizadas, Engler teve 34,36% dos votos válidos, contra 26,52% de Noman. No segundo turno, os dois terão o desafio de disputar o eleitorado que votou nos candidatos Mauro Tramonte (15,21%), Gabriel (10,58%), Duda Salabert (7,68%) e Rogério Correia (4,40%).

A corrida em Belo Horizonte foi uma das mais disputadas do País e, até a reta final, teve empate técnico entre os candidatos que pleiteavam um lugar no segundo turno, mostravam as pesquisas. Enquanto Engler despontou como favorito a uma das vagas no confronto direto, os demais candidatos estavam no segundo pelotão.

O resultado reproduz o embate que vem se tornando frequente no Estado desde 2020, com um candidato de centro apoiado pela esquerda enfrentando um candidato aliado do bolsonarismo. Nas eleições municipais de 2020, o candidato de centro (Alexandre Kalil) saiu vitorioso contra Engler. Nas eleições estaduais de 2022, o bolsonarista Romeu Zema venceu Kalil.

Para o segundo turno, Engler disse que aceita dialogar com todos os candidatos, menos os que ele chamou de “esquerda radical”. Afirmou não ter “rixa pessoal ou inimizade” com nenhum dos pré-candidatos, inclusive os de esquerda, mas que a divergência ideológica o impede de uma aproximação com os políticos petistas.

Por outro lado, Fuad Noman terá como principal objetivo captar os votos da esquerda, que ficaram focados em Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT) no primeiro turno. Na reta final da campanha, o PT sugeriu a Correia que diminuísse os ataques ao atual prefeito, como forma de evitar um segundo turno entre Engler e Mauro Tramonte, outro candidato da direita.

Noman tentará manter a tradição em Belo Horizonte desde que a reeleição foi instituída: todos os prefeitos que tentaram um novo mandato foram reeleitos. O prefeito, que na reta inicial da campanha era desconhecido da maioria do eleitorado belorizontino, ainda tem de enfrentar um tratamento de um câncer,

Vitória reelege Pazolini
O prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini (Republicanos), foi reeleito neste domingo (6) para um segundo mandato no cargo. Com a totalidade das urnas apuradas, o republicano alcançou 56,22% do total de votos. O resultado do primeiro turno na capital de Espírito Santo já era esperado, com o republicano disparado em primeiro lugar nas pesquisas desde o início.

Na segunda posição, ficou João Coser (PT), que já foi prefeito da capital capixaba, com 15,6%. O também ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) totalizou 12,46%. Os dois primeiros colocados – Pazolini e Coser – já haviam se enfrentado no segundo turno das eleições municipais de 2020, quando o primeiro obteve 58,50% dos votos válidos, contra 41,50% do segundo.

Durante a campanha deste ano, o tema da segurança predominou no discurso de Pazolin. Entre as propostas, destaca-se a intenção de recriar a Guarda Municipal e a integração com os governos estadual e federal. Na área da saúde, deu ênfase ao tema da gravidez na adolescência, apontando-a como uma questão de saúde pública. Para enfrentá-la, prometeu intensificar campanhas preventivas com o programa “Saúde na Escola”, que oferece suporte aos estudantes em todas as áreas de sua saúde.

Nascido em Vitória, Pazolini tem 42 anos, é formado em Direito e já ocupou dois cargos públicos por meio de concurso: o de auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) e o de delegado de Polícia Civil do mesmo estado Em 2018, foi eleito deputado estadual e deixou o cargo para assumir a prefeitura de Vitória em janeiro de 2021.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Sobrinho de Dilma, Pedro Rousseff é eleito vereador em BH nas eleições municipais de 2024

Novo vitorioso obteve a sexta maior votação por se destacar entre os jovens eleitores

23 minutos ago

Mais de 90 casais participam do Casamento Comunitário no Pontão do Lago Sul

2ª edição do evento neste ano ocorreu neste domingo (6) e ofereceu estrutura e serviços…

34 minutos ago

Após eleições municipais, PSD se torna o maior partido no comando das prefeituras do Brasil

Com 887 eleitos, a sigla de Kassab lidera o número de municípios administrados, seguida pelo…

1 hora ago

Derrotada, Tabata Amaral anuncia apoio a Guilherme Boulos no 2º turno em São Paulo

Com 9,94% dos votos, candidata do PSB declara voto ao ex-adversário do PSol

1 hora ago

Estreante, Jair Renan Bolsonaro é eleito vereador mais votado em Balneário Camboriú (SC)

Filho mais novo de Jair Bolsonaro conquista 3.033 votos em sua primeira candidatura política pelo…

1 hora ago

Quem venceu? Veja o resultado parcial para as prefeituras das capitais do Nordeste

TSE confirma reeleições em Recife, Salvador e outras capitais; João Pessoa e Natal terão 2º…

1 hora ago