GPS Brasília comscore

Em alerta à escassez de água, Siron Franco inaugura escultura em BSB

Siron Franco deixa seu refúgio em Goiânia, onde vive isolado da urbe, e vem a Brasília  mais uma vez, trazendo sua arte contextualizada de forte expressividade para as urgências que assolam a vida humana. Nesta ocasião, ele expõe a olho nu a crítica situação da água potável no mundo frente à sua escassez.

 

Trata-se de uma escultura, intitulada Santo Graal, que jamais esteve na capital e será instalada na Praça Zumbi dos Palmares, entre o SESI LAB e o CONIC, no Setor de Diversões Sul, e segue até o aniversário de Brasília, 21 de abril. A obra, criada utilizando aço, garrafa pet e água potável, forma uma jaula com dimensões de 2m X 1m X 1m.

 

Em seu interior, uma garrafa com água impossível de ser alcançada com a mão. “Fiquei muito chocado ao saber que dois bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. A água é nosso Santo Graal”, afirma o artista, reforçando que “ignorar essa realidade significa colocar em risco a própria humanidade”.

 

Santa Graal - Siron Franco - Em produção no ateliê do artista.jpeg

 

Quando questionado, ele próprio se refere à sua arte como tentativa de deixar um testemunho de época em forma de crônica visual. Quem o conhece entende que a densidade de suas obras factuais, sejam esculturas, instalações ou quadros, a todo tempo convergem com a atmosfera onírica do seu universo poético.

  

O artista goiano

Nascido em Goiás Velho, em 1947, Siron é reconhecido como o cronista visual de seu tempo. Realizou inúmeras instalações públicas temporárias com trabalhos indicativos de seu comprometimento político com as realidades do Brasil: as antas instaladas no gramado da Esplanada dos Ministérios, a série de pinturas Césio, em resposta ao acidente radioativo em Goiânia com cápsula de Césio 137, a escultura instalada na Praça do Compromisso em homenagem ao índio Galdino, da etnia Pataxó, queimado enquanto dormia na parada de ônibus da 703/704 Sul. Mais recentemente, Renascimento, na Casa das Rosas, em São Paulo, homenageia as vítimas da Covid 19. 

 

Aliado a essa missão de empregar o fantástico para trazer à tona questões políticas e sociais, Siron ganhou espaço e méritos ao longo de cinco décadas de carreira com exposições em importantes no MASP, MAM-RJ, MAM-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, The Bronx Museum of the Arts, nos Estados Unidos, e Nagoya City Art Museum, no Japão. Na Bienal Internacional de São Paulo foi premiado  em sua 13ª edição.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.