GPS Brasília comscore

Eleições da OAB-DF: advogados escolhem novo comando no próximo domingo (17)

Votação será 100% on-line e definirá gestão para o triênio 2025-2027; 36.344 advogados estão aptos a votar

Os advogados do Distrito Federal irão às urnas no próximo domingo (17) para definir o novo comandante da Seccional do Distrito Federal e, também, os novos diretores das subseções brasilienses da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).

A eleição definirá o comando da entidade que possui orçamento anual estimado em R$ 40 milhões e que desempenha papel central na representação da advocacia na capital federal.

A eleição, que ocorrerá de forma totalmente on-line, contará com a participação de 36.344 advogados aptos a votar, conforme atualização realizada pela Comissão Eleitoral da entidade. Na revisão, segundo a entidade, foram excluídos 855 profissionais falecidos que ainda constavam na base de dados.

Candidatos

As eleições da OAB-DF definirão presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro e demais cargos de gestão para o triênio de 2025 a 2027. Cinco chapas disputam o comando da seccional. 

Por ordem alfabética, os candidatos Cristiane Damasceno, Cleber Lopes, Everardo Gueiros (o Vevé), Karol Guimarães e Paulo Maurício (o Poli) disputam a preferência dos eleitores.

Vale lembrar que Cristiane Damasceno não foi linkada no texto da reportagem por não ter comparecido à entrevista ao GPS|Brasília. marcada com todos os postulantes os quais desejam gerir a entidade.

Os pedidos das vária chapas, como a instalação de pontos de apoio presencial para eleitores idosos ou com necessidades especiais, foram deferidos pela Comissão Eleitoral, segundo a entidade. Os locais estarão disponíveis na sede da OAB-DF, na Asa Norte, e na Subseção de Taguatinga.

De acordo com a Comissão Eleitoral, o trabalho de atualização dos registros foi realizado em parceria com a Receita Federal, mas alguns casos ainda podem surgir.

A lista de advogados aptos foi submetida a dupla checagem de requisitos de adimplência e regularidade cadastral, incluindo inscrições suplementares, conforme a entidade.

Eleição

A votação será realizada pela plataforma eleicoesoabdf.org.br, a qual estará disponível para dispositivos móveis (celulares, tablets) e desktops (computadores).

O processo de autenticação exigirá a identificação do eleitor por meio de CPF, utilizando certificado digital ou autenticação por duplo fator, com envio de código por e-mail ou SMS, biometria facial ou código de segurança da carteira da OAB-DF.

A eleição para a OAB-DF de 2024 contará com regras que proíbem boca de urna, distribuição de material de propaganda política, aliciamento e coação de eleitores. Está permitido, no entanto, o uso de broches e adesivos. 

Os advogados poderão registrar seu voto das 10h às 18h de domingo. Após o processo de escolha das chapas para a Seccional e subseções, será possível revisar e confirmar as escolhas, recebendo um comprovante de voto ao final.

Veja também

Ju Ferraz, empresária e idealizadora do projeto, também lançou o …

Doenças como a osteoporose e a osteopenia podem tornar os …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI