Eleição OAB-DF: Cleber Lopes propõe isenção de anuidade para novos advogados

Foto: Reprodução/ Instagram

O candidato à presidência da OAB-DF, Cleber Lopes, revelou que pretende isentar os advogados com até cinco anos de inscrição na seccional do pagamento da anuidade, a partir de 1º de janeiro de 2025. O anúncio ocorreu nessa terça- feira (12). Cleber tem o apoio declarado do governador Ibaneis Rocha (MDB), ex-presidente da entidade local.

A medida foi divulgada após o criminalista se reunir com equipe de profissionais para analisar todos os gastos da atual gestão. “É um absurdo o que conseguimos constatar. O dinheiro da anuidade está sendo mal gasto e não se reverte em nada para quem mais precisa: exatamente quem está começando na carreira”, explica o líder da chapa verde.

Segundo as informações obtidas pela equipe contratada, os custos de gestão atuais da OAB/DF com serviços terceirizados e atividades secundárias, como promoções pessoais, são suficientes para viabilizar a autorização da anuidade para os advogados com até cinco anos de inscrição. Além disso, essa reestruturação possibilitará um desconto de 25%  para os profissionais com até 10 anos de registro.

“Se o advogado é quem sustenta a OAB/DF, os benefícios precisam ser diretamente para eles e não para gastos com áreas onde só quem se interessa é o grupo que está gerindo”, afirma Cleber.

O estudo apontou ainda que as despesas eram inacessíveis para consulta externa no Portal da Transparência desde 2022. Somente após uma série de ofícios e cobranças feitas por Cleber Lopes é que os dados obtidos a serem disponibilizados no site oficial da seccional.

O candidato é um dos principais nomes na disputa à presidência. Segundo pesquisa encomendada pelo GPS|Brasília, Cleber lidera as intenções de voto para a sucessão de Délio Lins e Silva Júnior.

Relacionados.

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

CNJ faz mutirão para tribunais avaliarem 500 mil processos penais

Fux defende ajuste imediato nas regras do mercado de apostas online