O candidato à presidência da OAB-DF, Cleber Lopes, revelou que pretende isentar os advogados com até cinco anos de inscrição na seccional do pagamento da anuidade, a partir de 1º de janeiro de 2025. O anúncio ocorreu nessa terça- feira (12). Cleber tem o apoio declarado do governador Ibaneis Rocha (MDB), ex-presidente da entidade local.
A medida foi divulgada após o criminalista se reunir com equipe de profissionais para analisar todos os gastos da atual gestão. “É um absurdo o que conseguimos constatar. O dinheiro da anuidade está sendo mal gasto e não se reverte em nada para quem mais precisa: exatamente quem está começando na carreira”, explica o líder da chapa verde.
Segundo as informações obtidas pela equipe contratada, os custos de gestão atuais da OAB/DF com serviços terceirizados e atividades secundárias, como promoções pessoais, são suficientes para viabilizar a autorização da anuidade para os advogados com até cinco anos de inscrição. Além disso, essa reestruturação possibilitará um desconto de 25% para os profissionais com até 10 anos de registro.
“Se o advogado é quem sustenta a OAB/DF, os benefícios precisam ser diretamente para eles e não para gastos com áreas onde só quem se interessa é o grupo que está gerindo”, afirma Cleber.
O estudo apontou ainda que as despesas eram inacessíveis para consulta externa no Portal da Transparência desde 2022. Somente após uma série de ofícios e cobranças feitas por Cleber Lopes é que os dados obtidos a serem disponibilizados no site oficial da seccional.
O candidato é um dos principais nomes na disputa à presidência. Segundo pesquisa encomendada pelo GPS|Brasília, Cleber lidera as intenções de voto para a sucessão de Délio Lins e Silva Júnior.