O funeral do Papa Francisco, realizado neste sábado (26) na Praça de São Pedro, no Vaticano, reuniu líderes mundiais e membros da realeza, que prestaram suas últimas homenagens ao pontífice argentino, que faleceu no último dia 21 de abril aos 88 anos. Entre os presentes, destacaram-se as autoridades femininas, cujas escolhas de vestuário refletiram respeito ao rigoroso protocolo exigido para a cerimônia.
Segundo as diretrizes da Santa Sé, mulheres que participam de solenidades fúnebres papais devem seguir um código de vestimenta específico, que inclui: vestido preto, preferencialmente longo e de mangas compridas; véu ou mantilha preta cobrindo a cabeça; luvas pretas (opcional); calçados fechados de cor preta; e joias discretas.
Existe, ainda, o chamado “Privilégio do Branco”, que é reservado a poucas rainhas católicas. No entanto, não é apropriado para funerais papais.
Entre as figuras femininas presentes, a Rainha Letícia, da Espanha, seguiu estritamente o protocolo, com um vestido midi preto sóbrio e uma mantilha de renda preta. Ela complementou o look com um broche histórico pertencente às joias da rainha Victoria Eugenia de Battenberg.

Rainha Leticia, da Espanha | Foto: reprodução/Instagram
Além dela, outras representantes reais também compareceram à cerimônia, como a rainha Silvia, da Suécia; a rainha Mary, da Dinamarca; a rainha consorte da Jordânia, Rania; a princesa Mette-Marit, da Noruega; e a princesa Charlène, de Mônaco.

Rainha Sílvia, da Suécia | Foto: reprodução/Instagram

Mette-Marit, princesa da Noruega | Foto: reprodução/Instagram

Rania, rainha consorte da Jordânia | Foto: reprodução/Instagram

Charlene, princesa de Mônaco | Foto: reprodução/Instagram
Para a solenidade, a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, optou por um conjunto preto tradicional, incluindo véu, como exige o protocolo do Vaticano. Já Janja da Silva acompanhou o funeral ao lado do presidente do Brasil, Lula, e fugiu do código de vestimenta ao não usar o véu preto no início da cerimônia, assim como Brigitte Macron, esposa do presidente francês Emmanuel Macron.

Primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump | Foto: reprodução/Instagram

Primeira-dama do Brasil, Janja da Silva | Foto: reprodução/X

Primeira-dama da França, Brigitte Macron | Foto: reprodução/X
Outras mulheres de grande importância mundial também prestaram suas últimas homenagens ao papa, como as presidentes da Eslovênia, Natasa Pirc Musar; da Moldávia, Maia Sandu; do Kosovo, Vjosa Osmani; da Macedônia do Norte, Gordana Siljanovska-Davkova; e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além da ministra da Cultura da Rússia, Olga Liubimova; e a secretária-geral da Presidência da Argentina e irmã do presidente Javier Milei, Karina.
Olena Zelenska (esposa do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky); Victoria Starmer (esposa do premier-ministro britânico Keir Starmer); e a primeira-dama de Filipinas, Liza Marcos também estiveram presentes.

Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska | Foto: reprodução/Instagram