No último sábado, 18, Brasília recebeu o I Encontro de Mulheres do Mercado Editorial. A imersão batizada de Elas Publicam trouxe não só autoras, como também mulheres que fazem parte da cadeia de produção de um livro, como editoras, ilustradoras, livreiras, designers e agentes literárias.
A reunião teve produção e curadoria da brasiliense Lella Malta, que também é escritora, mentora de escrita e preparadora literária. A programação desta primeira edição tratou sobre projetos culturais e leis de incentivo à cultura, carreira literária para mulheres, o processo de produção da escrita e da publicação de um livro, além de encadernação manual, revisão decolonial e a importância das livrarias independentes como espaço de resistência.
Lucy Miguel (Líder do Kindle Direct Publishing da Amazon Brasil), Vanessa Passos (vencedora do Prêmio Kindle de Literatura), Fabiane Guimarães (autora do grupo Companhia das Letras), Karina Lourenço (comercial da Publish News), Natalia Aniceto (editora da Avá), Priscila Calado (preparadora literária da Editora Paris de Histórias), Juliana Dantas (autora da Harper Collins Brasil) e Daniela Diniz (advogada especialista em leis de incentivo à cultura) foram algumas das mulheres que abrilhantaram o encontro com suas presença.
““A primeira edição do Elas Publicam, em Brasília, fez história. Mais de 90 mulheres, de vários estados do Brasil, se reuniram na capital federal para debater o mercado editorial e a cadeia produtiva do livro. Autoras, editoras, tradutoras, revisoras. Mulheres de peso e de muitas palavras. Mulheres que fazem da escrita um instrumento de empoderamento feminino”, explica Lella Malta.
Veja como foi o encontro Elas Publicam: