GPS Brasília comscore

Egito celebra fortalecimento de laços diplomáticos com o Brasil em recepção especial

Embaixada do país recebeu convidados em um evento que contou com a presença de autoridades, diplomatas e empresários

Em um evento marcado pela elegância e simbolismo, a Embaixada do Egito em Brasília recebeu convidados para celebrar dois importantes marcos da história egípcia e das relações exteriores, a 73ª Data Nacional do Egito e os 101 anos de relações diplomáticas com o Brasil. A recepção reuniu autoridades brasileiras, representantes do corpo diplomático, empresários, membros da imprensa, além das comunidades egípcia e brasileira, evidenciando o estreito laço entre os dois países.

A Data Nacional do Egito, comemorada em 23 de julho, remete à Revolução de 1952, que instaurou a república e marcou o início das transformações políticas, econômicas e sociais no país. Ao relembrar o legado da revolução, a celebração também destacou o papel do Egito como protagonista regional no Norte da África, no mundo árabe e na bacia do Mediterrâneo.

Mai Taha Khalil Embaixadora do Egito no Brasil com Embaixadores(as) Árabes e Africanos no Brasil

Ahmad Mohammed Ali Mohamed Alshebani Embaixador do Qatar no Brasil e Andrey Andreyev Embaixador de Belarus no Brasil

Mai Taha Khalil Embaixadora do Egito no Brasil e Ministro Antonio Augusto Martins Cesar diretor do departamento de África do Itamaraty

O encontro também serviu como palco para reiterar os avanços na relação bilateral. Desde o início das relações diplomáticas, em 1924, Brasil e Egito vêm ampliando sua parceria, que ganhou status de estratégica em 2024, com a assinatura de um acordo durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

A cooperação abrange áreas-chave como política, segurança, comércio, ciência e cultura. Com um comércio bilateral que atingiu a marca de US$ 4,9 bilhões no último ano, o Egito tornou-se o principal parceiro do Brasil na África, uma relação fortalecida pelo Acordo de Livre Comércio com o Mercosul, em vigor desde 2017.

Mai Taha Khalil Embaixadora do Egito no Brasil

Outro ponto de destaque foi a participação ativa do Egito no grupo BRICS, do qual é membro pleno desde janeiro de 2024. Sob a presidência brasileira em 2025, o país africano se alinhou às prioridades de cooperação Sul-Sul, atuando nas frentes de saúde, comércio, inteligência artificial e governança global. A presença do presidente egípcio Abdel Fattah El-Sissi e do primeiro-ministro Mostafa Madbouly no Brasil para as cúpulas do G20 e dos BRICS também destaca o empenho por um diálogo estratégico.

Durante a recepção, também foi lembrada a visita do Dr. Khaled ElAnany, candidato egípcio ao cargo de diretor-geral da UNESCO, que veio ao Brasil agradecer pelo apoio à sua candidatura. Esses encontros mostram a crescente densidade política entre os dois países e abrem caminho para novos investimentos, intercâmbio técnico e aproximação cultural.

Veja também

No frio, é mais comum um tipo de depressão chamado …

A Geração Z, nascida entre meados de 1995 e 2010, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.