Antes mesmo de abrir oficialmente suas portas, em setembro, a Conferência Internacional CAU 2025 já começa a dar um gostinho do que promete ser um dos encontros mais importantes da arquitetura e do urbanismo no País. Como parte do ciclo preparatório, o arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti, referência em acessibilidade, comanda, nesta sexta-feira (22), uma palestra on-line dedicada ao tema. Gratuita, transmitida ao vivo e aberta ao público mediante inscrição, a atividade antecipa o espírito da conferência de discutir, com profundidade e olhar crítico, como projetar cidades e edificações mais inclusivas para todos.
Na palestra, Ronchetti apresentará diretrizes para a aplicação da acessibilidade arquitetônica em projetos e construções, com base na NBR 9050 e na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Serão abordados temas como largura de corredores e portas, cálculo da inclinação de rampas, instalação de piso tátil direcional, acessos adequados, rotas acessíveis e sanitários adaptados. Segundo o arquiteto e urbanista, o País tem um papel importante no debate internacional.
“O Brasil tem algo muito importante para dizer ao mundo quando o assunto é acessibilidade. A deficiência não está na pessoa, mas na barreira física que impede a igualdade de oportunidade. A nossa função não é julgar a capacidade das pessoas em exercer suas habilidades, mas eliminar as barreiras físicas e sinalizar os ambientes para que pessoas idosas, obesas, gestantes e pessoas com deficiência possam usar os espaços com autonomia, conforto e segurança”, comenta o profissional, ressaltando que os itens são obrigatórios para aplicar corretamente a acessibilidade.
A palestra de Eduardo funciona como uma prévia do curso Acessibilidade no Brasil e no Mundo: O que uma edificação deve ter para ser acessível, que ministrará durante a Conferência Internacional CAU 2025. Marcado para os dias 4 a 6 de setembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, o encontro reunirá arquitetos e urbanistas de mais de vinte países para debater o futuro da profissão e os desafios globais das cidades.
A programação vai além das tradicionais mesas-redondas e debates, oferecendo mais de dez cursos e oficinas voltados à formação continuada e à valorização de competências técnicas. Entre os destaques estão temas estratégicos como construção modular industrializada, sustentabilidade, neurobiodesign, BIM, políticas públicas, perícias e avaliações, além da própria acessibilidade, que ocupa papel central na agenda.
“Eu quero estar com você na Conferência Internacional de Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), onde vamos aprender tudo sobre acessibilidade arquitetônica. Será um grande prazer compartilhar esse conhecimento”, afirma Ronchetti. As vagas para os cursos são limitadas.
Serviço
Conferência Internacional CAU 2025
Data: 4 a 6 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, Brasília/DF
Ingressos a partir de R$ 90 + taxas no Sympla
Mais informações e inscrições: caubr.gov.br/cauconference2025