GPS Brasília comscore

Eduardo Paes defende que Rio de Janeiro seja reconhecido como capital honorária do Brasil

Prefeito do Rio solicita a Lula decreto que reconheça oficialmente a cidade com o título federal

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), causou repercussão nas redes sociais ao sugerir que o Rio seja oficialmente reconhecido como a capital honorária do Brasil. O pedido foi feito por meio de uma publicação no X (antigo Twitter) nesta sexta-feira (7) e será formalizado em documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na mensagem, Paes destacou o passado histórico da cidade, que foi a capital do Brasil entre 1763 e 1960, atravessando períodos do Brasil Colônia, Império e parte da República. Ele argumenta que, mesmo após a transferência da capital para Brasília, o Rio de Janeiro continuou a desempenhar um papel central na vida política, econômica e cultural do país.

A fusão arbitrária da Guanabara com o antigo estado do Rio de Janeiro, obra da ditadura militar no seu apogeu, quis apagar da memória coletiva a singularidade da cidade do Rio que, no entanto, seguiu capital nacional”, afirmou o prefeito.

Paes também destacou que o Rio ainda abriga cerca de 300 órgãos públicos, autarquias e fundações federais, além de mais de 500 empresas públicas e sociedades de economia mista, como a Petrobras. A cidade também é sede da Marinha do Brasil, reforçando seu papel estratégico no cenário nacional.

 

Veja também

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Internacional …

Direto do desfile exclusivo da Arezzo&Co, desvendamos as principais apostas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI