O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), causou repercussão nas redes sociais ao sugerir que o Rio seja oficialmente reconhecido como a capital honorária do Brasil. O pedido foi feito por meio de uma publicação no X (antigo Twitter) nesta sexta-feira (7) e será formalizado em documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na mensagem, Paes destacou o passado histórico da cidade, que foi a capital do Brasil entre 1763 e 1960, atravessando períodos do Brasil Colônia, Império e parte da República. Ele argumenta que, mesmo após a transferência da capital para Brasília, o Rio de Janeiro continuou a desempenhar um papel central na vida política, econômica e cultural do país.
“A fusão arbitrária da Guanabara com o antigo estado do Rio de Janeiro, obra da ditadura militar no seu apogeu, quis apagar da memória coletiva a singularidade da cidade do Rio que, no entanto, seguiu capital nacional”, afirmou o prefeito.
Paes também destacou que o Rio ainda abriga cerca de 300 órgãos públicos, autarquias e fundações federais, além de mais de 500 empresas públicas e sociedades de economia mista, como a Petrobras. A cidade também é sede da Marinha do Brasil, reforçando seu papel estratégico no cenário nacional.
Rio: Capital Honorária do Brasil
Brasil, tua cara ainda é o Rio de Janeiro
Três por quatro da foto e o teu corpo inteiro
Precisa se regenerar
“Saudades da Guanabara”, Moacyr LuzPara o mundo, a imagem do Brasil é o Rio de Janeiro. Como seu Prefeito eleito pela quarta vez, sei… pic.twitter.com/tsbQVGtSR8
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 7, 2025